Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11375
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Tairine Lemes Dias-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:23:19Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11375-
dc.description.abstractIn the last two decades there has been a growth of research in Physics Teaching which aim to insertion and approach of topics of modern physics and contemporary (FMC) in Middle School, a fact which has reflected in several curricula at the national and regional level which gradually been doing inserts of these contents. As regards the teaching strategies of teaching, it is extremely important that arrangements be made to articulate manner and contextualized both with the reality of the apprentice as with the history of science. As a contribution to the innovations of the practices of approaches and with the acquis of didactic materials, directed to the study of topics of FMC, this work presents the proposal for a set of activities from the theme "Light of stars", as a strategy for the approach of topics of FMC integrated the Astronomy. In him the following connections are made of study, the light of the Star, the development of the spectroscopy and radiation from the black body. Became an application with a group composed of students of the 1, 2 and 3 year of secondary education in a public school in the city of Campo Grande, belonging to the network of the state of Mato Grosso do Sul. The work is based on the elements of the theory of meaningful learning of David Ausubel, as a strategy for data collection was used questionnaires and logbook, and complemented by photographs of moments of interactions, the textual materials produced by the students were analyzed from the Bardin's Content Analysis. The results show that the thematic whole of activities can be considered a potentially significant material, the categories raised, on the basis of the speeches written and citations of cursistas, indicate indications of the construction of a meaningful learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica Moderna e Contemporâneapt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectMateriais Didáticospt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.titleIntegração de tópicos de física moderna e astronomia: uma abordagem na perspectiva da teoria da aprendizagem significativapt_BR
dc.title.alternativeIntegration of modern physics and astronomy topics: an approach from the perspective of meaningful learning theorypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Corrêa, Hamilton Perez Soares-
dc.description.resumoNas últimas duas décadas houve um crescimento das pesquisas em ensino de Física que visam à inserção e abordagem de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio, fato que tem refletido em vários currículos no âmbito nacional e regional que aos poucos vem fazendo inserções destes conteúdos. No que se refere a estratégias pedagógicas de ensino, é extremamente importante que sejam feitas de forma articulada e contextualizada tanto com a realidade do aprendiz quanto com a história da ciência. Como uma contribuição para as inovações das práticas de abordagens e com o acervo de materiais didáticos, voltados ao estudo de tópicos de FMC, este trabalho apresenta a proposta de um conjunto de atividades a partir do tema “Luz das Estrelas”, como estratégia para a abordagem de tópicos de FMC integrados a Astronomia. Nele são feitas as seguintes conexões de estudo, a Luz das Estrelas, o desenvolvimento da Espectroscopia e a Radiação do Corpo Negro. Fez-se uma aplicação com um grupo composto por alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campo Grande, pertencente à rede estadual do Mato Grosso do Sul. O trabalho é fundamentado em elementos da teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, como estratégia para o levantamento de dados foi usado questionários, e diário de bordo, e complementados por fotografias dos momentos de interações, os materiais textuais produzidos pelos alunos foram analisados a partir da Análise do Conteúdo Categorial. Os resultados mostram que, o conjunto temático de atividades pode ser considerado um material potencialmente significativo, as categorias levantadas, com base nos discursos escritos e citações dos cursistas, apontam indícios da construção de uma Aprendizagem Significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAIRINE LEMES DIAS MACHADO.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons