Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11366
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAUJO, PATRICIA MACHADO PEREIRA-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:20:21Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2019-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11366-
dc.description.abstractThe present work describes a research that sought to identify how the development of an Interdisciplinary Rationality Island (IRI) on pollution, in the 1 year of high school, of a state public school in the city of Campo Grande, MS, can contribute to the development of competences for the interdisciplinary construction of knowledge. Therefore, this work was developed from the perspective of providing students with skills development for interdisciplinary construction, observing the need to make scientific content meaningful to students as well as useful for their lives. To methodologically support this work, in the field of interdisciplinarity, the approach proposed by Gérard Fourez, which is the construction of interdisciplinary, was used. The core of the proposed strategy is the idea that interdisciplinary training can only be done through the development of an interdisciplinary project. This research proposed the theme “Pollution” for interdisciplinary development, developed over 10 classes. In which only one data collection instrument was used: the making of banners, finally, the material produced by the students at the end generated 8 banners. To analyze the development and evolution of the participants of this research during and after the IRI construction, proposed by analyzing the student banners. We conclude that the students involved in this work were able to demonstrate the concepts of interdisciplinarity during the construction of the island of interdisciplinary rationality (IRI).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectinterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectinterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectilha de racionalidadept_BR
dc.subjectisland of rationalitypt_BR
dc.subjectinterdisciplinarpt_BR
dc.subjectinterdisciplinarypt_BR
dc.subjectpoluiçãopt_BR
dc.subjectpollutionpt_BR
dc.titleConstrução de uma representação interdisciplinar para orientar discussões sobre as condições de manutenção de vida na terrapt_BR
dc.title.alternativeConstruction of an interdisciplinary representation to guide discussions about the conditions for maintaining life on earthpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1ERROBIDART, NADIA CRISTINA GUIMARAES-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0936879715665257pt_BR
dc.contributor.referee1ERROBIDART, NADIA CRISTINA GUIMARAES-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0936879715665257pt_BR
dc.contributor.referee2ERROBIDART, NADIA CRISTINA GUIMARAES-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0936879715665257pt_BR
dc.contributor.referee3ZANDAVALLI, CARLA BUSATO-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4230860008910476pt_BR
dc.contributor.referee4JARDIM, MARIA INES DE AFFONSECA-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2180597985826729pt_BR
dc.contributor.referee5CALHEIRO, LISIANE BARCELLOS-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0676853171802730pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4771745647526375pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho descreve uma pesquisa que buscou identificar como o desenvolvimento de uma Ilha de Racionalidade Interdisciplinar (IRI) sobre poluição, no 1 ano do ensino médio, de uma escola pública estadual no município de Campo Grande, MS, pode contribuir para o desenvolvimento de competências para a construção interdisciplinar de saberes. Logo, esse trabalho foi desenvolvido na perspectiva de proporcionar aos estudantes um desenvolvimento de competências para a construção interdisciplinar, observada a necessidade de tornar os conteúdos científicos significativos para os estudantes, bem como úteis para suas vidas. Para fundamentar metodologicamente este trabalho, no campo da interdisciplinaridade, foi utilizada a abordagem proposta por Gérard Fourez, que é a construção da interdisciplinar. O núcleo da estratégia proposta é a ideia de que a formação para a interdisciplinaridade somente pode ser feita por meio do desenvolvimento de um projeto interdisciplinar. Nesta pesquisa, foi proposta a temática “Poluição” para o desenvolvimento interdisciplinar, desenvolvido ao longo de 10 aulas. Na qual foi utilizado apenas um instrumento de coleta de dados: a confecção de banners, por fim, o material produzido pelos alunos ao final gerou 8 banners. Para analisar o desenvolvimento e a evolução dos participantes desta pesquisa durante e após a construção IRI, proposta fazendo a análise dos banners dos estudantes. Concluímos que os estudantes envolvidos neste trabalho conseguiram demonstrar os conceitos sobre interdisciplinaridade durante a construção da ilha de racionalidade interdisciplinar (IRI).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia Machado Pereira Araujo.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons