Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11340
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFREGATTO, LUCIANA RAFAEL-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:12:24Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2014-09-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11340-
dc.description.abstractThe use of experiments in chemical education has been increasingly encouraged discussed in the initial and continuing education of teachers for assisting the teaching and learning of concepts of this theme. There are different approaches in conducting experiments, as demonstrative, illustrative and investigative. In this work we chose to discuss the investigative approach, testing for formation of chemical concepts with teachers of high school chemistry the public schools of the city of Campo Grande - MS on a continuing education course titled 'Investigative Experimentation with low cost materials'. To meet the reality of the absence of laboratories, reagents and glassware in the public schools of our city, we work with these teachers investigative experimentation with low cost materials. Therefore, we approach the reality of these professionals become more significant and continuing education. In order to meet these professionals feature a high number of working hours distributed in three shifts, continuing education proposal consist of a semi-distance course in 40h with two onsite meetings. The steps performed from a distance had the support of the Moodle platform. The survey was developed in order to analyze if the course distance continuing education on investigative experimentation with low cost materials contributed to the appropriation of knowledge about the practice of investigative experiments by teachers of chemistry. After conducting and analyzing the information collected, we conclude that the course contributed to the improvement of performing experiments by teachers in general, not necessarily using the investigation. The course 'Investigative Experimentation with materials Low Cost' to appropriate the knowledge about the practice of investigative experiments so as not investigative by teachers and to exchange ideas and experiences, promoting the improvement of performing experiments in classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectinvestigaçãopt_BR
dc.subjectresearchpt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectteachingpt_BR
dc.subjectexperimentopt_BR
dc.subjectexperimentpt_BR
dc.subjectformação de professorespt_BR
dc.subjectteacher trainingpt_BR
dc.titleFormação continuada de professores de química do ensino médio para a realização de experimentos investigativos com materiais de baixo custopt_BR
dc.title.alternativeContinuing training for high school chemistry teachers to carry out investigative experiments with low-cost materialspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1RECENA, MARIA CELINA PIAZZA-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0162820909868247pt_BR
dc.contributor.referee1RECENA, MARIA CELINA PIAZZA-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0162820909868247pt_BR
dc.contributor.referee2ERROBIDART, NADIA CRISTINA GUIMARAES-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0936879715665257pt_BR
dc.contributor.referee3ASSIS, ALICE-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7685860330861283pt_BR
dc.contributor.referee4PIRES, DARIO XAVIER-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8952227827337083pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8022669030537702pt_BR
dc.description.resumoO uso de experimentos no ensino de química tem sido cada vez mais discutido incentivado, nas formações iniciais e continuadas de professores, por auxiliar o ensino e a aprendizagem de conceitos desta disciplina. Há diferentes abordagens na realização de experimentos, como a demonstrativa, ilustrativa e investigativa. Neste trabalho optamos por discutir a abordagem investigativa, da experimentação para formação de conceitos químicos, com professores de química do ensino médio da rede estadual de ensino da cidade de Campo Grande MS em um curso de formação continuada intitulado Experimentação Investigativa com Materiais de Baixo Custo . Para suprir a realidade da ausência de laboratórios, reagentes e vidrarias nas escolas públicas da nossa cidade, trabalhamos com esses professores a experimentação investigativa com materiais de baixo custo. Dessa maneira, nos aproximamos da realidade de trabalho destes profissionais e tornamos mais significativa a formação continuada. Com o objetivo de atender a caraterística desses profissionais de um número elevado de carga horária de trabalho distribuída nos três turnos, a formação continuada proposta consistiu em um curso semipresencial de 40h com dois encontros presenciais. As etapas realizadas à distância tiveram o suporte da plataforma Moodle. A pesquisa se desenvolveu no sentido de analisar se o curso à distância de formação continuada sobre experimentação investigativa com materiais de baixo custo contribuiu para a apropriação do conhecimento sobre a prática de experimentos investigativos por parte dos professores de química. Após a realização e análise das informações coletadas, concluímos que o curso contribuiu para a melhoria da realização de experimentos pelos professores de maneira geral, não necessariamente utilizando a investigação. O curso Experimentação Investigativa com Materiais de Baixo Custo proporcionou a apropriação do conhecimento sobre a prática de experimentos tanto investigativos como não investigativos por parte dos professores e para a troca de ideias e experiências, favorecendo a melhoria da realização de experimentos em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIANA RAFAEL FREGATTO.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons