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Tipo: Dissertação
Título: Entre a crítica e o humor: a influência dialógica, polifônica e carnavalizada das charges jornalísticas de Angeli na Folha de São Paulo
Autor(es): Miranda, Hellen Suzanna da Cruz
Abstract: Ancorando-se nos estudos desenvolvidos por Romualdo (1992), sobre charge jornalística; nos princípios da polifonia, dialogismo e carnavalização de Bakhtin (1992, 1993, 1997, 1999); nos discernimentos acerca do humor e História, propostos por Bremmer & Roodenburg (2000), em estudos referentes à ironia e a teoria semiótica do texto, o objetivo deste trabalho é analisar marcas discursivas e ideológicas em seis charges jornalísticas de Angeli, publicadas no jornal Folha de São Paulo, no período de junho a julho de 2006. Nestas charges são exploradas as vozes bakhtinianas, os signos linguísticos e as enunciações humorísticas ali representadas pelas personagens. Pela análise dos dados coletados, pôde-se verificar que Angeli utilizou-se do antagonismo das imagens de Alckmin e Lula para provocar o riso e produzir a ironia em suas charges. Espelhou-se nas vozes cotidianas que ecoam social e ideologicamente nessas imagens, para garantir a interação entre o “eu” (chargista) e o “tu” (leitor), para propiciar uma falsa ou aparente tensão entre os mundos: “oficial”, vivido por Alckmin, e o “popular”, protagonizado pela figura de Lula, para estabilizar um jogo estratégico, entre a essência e a aparência, buscando, assim, o humor de forma irônica e sagaz.
Anchoring on the studies developed by Romualdo (1992), about journalistic charge; the principles of polyphony, dialogism and carnivalization of Bakhtin (1992, 1993, 1997, 1999); the insights about the humor and history, proposed by Bremmer & Roodenburg ( 2000), in studies related to irony and semiotic theory of text, the objective of this is to examine the discursive and ideological brands on six journalistic charges of Angeli, published in the newspaper Folha de São Paulo in the period from June to July 2006. In these cartoons are explored bakhtian voices, linguistic signs and humorous utterances represented by the characters. For the analysis of data collected, it was observed that Angeli used the antagonism of the images of Lula and Alckmin for laughs and produces the irony in his cartoons. Was reflected in the voices that echo everyday social and ideologically in these images, to ensure interaction between the “I” (cartoonist) and “You” (reader) to provide a false or apparent tension between the worlds “official” lived by Alckmin, and the "popular", played by the figure of Lula, to stabilize a strategic game, between essence and appearance, looking so, humor in an ironic and sagacious way.
Palavras-chave: Polifonia
Humor - análise
Charges - análise
Linguística
Semiótica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1134
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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