Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRAMOS, LUCIANA BANDEIRA DA COSTA-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:12:04Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2011-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11339-
dc.description.abstractIn this work we evaluated the integrated use of an experimental activity (EA) and a computational activity (AC) as mediators resources to promote learning of the concepts “physical states of water”, “changes of the physical state of water” and “water cycle” by students in the 4th year of elementary school. The goal was to work the physics concepts making use of the Science, Technology, Society and Environment approach. In order to systematize the knowledge produced, the study set out to develop a field activity. In order to investigate such problem it has been conducted a qualitative research making use of questionnaires, semi-structured interviews and a daily class journal. The historical and cultural perspective of human development, in particular, served as a guiding reference for this work. The results show that the development of such didactical sequence, based on a multimodal environment, using two resources in an integrated manner, promoted more effectively the learning of the concepts “physical states of water”, “change the physical states of water” and “water cycle” by students in the 4th year of elementary school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectensino de ciências (física)pt_BR
dc.subjectscience teaching (physics)pt_BR
dc.subjectenfoque CTSApt_BR
dc.subjectCTSA approachpt_BR
dc.subjectsequência didática em ambiente multimodalpt_BR
dc.subjectdidactic sequence in a multimodal environmentpt_BR
dc.titleA física e o meio ambiente: construindo os conceitos de estados físicos da água, de mudanças de estado e de ciclo da água pela integração de uma atividade experimental com uma atividade computacionalpt_BR
dc.title.alternativePhysics and the environment: building the concepts of physical states of water, changes of state and water cycle through the integration of an experimental activity with a computational activitypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1ROSA, PAULO RICARDO DA SILVA-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8415200387336226pt_BR
dc.contributor.referee1ROSA, PAULO RICARDO DA SILVA-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8415200387336226pt_BR
dc.contributor.referee2PIRES, DARIO XAVIER-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8952227827337083pt_BR
dc.contributor.referee3CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2571977671030681pt_BR
dc.contributor.referee4SILVA, LENICE HELOISA DE ARRUDA-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6869241117079320pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9828420248339945pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho avaliou-se a utilização de uma de uma atividade experimental (AE) e de uma atividade computacional (AC), de forma integrada, como recursos mediadores para promover a aprendizagem dos conceitos de “estados físicos da água”, de “mudanças de estado” e de “ciclo da água”, por alunos do 4º ano do ensino fundamental. A ideia foi trabalhar os conceitos físicos a partir de um enfoque CTSA. Com o intuito de sistematizar o conhecimento elaborado, o estudo partiu para o desenvolvimento de uma atividade de campo. Para investigar essa questão foi utilizada uma metodologia de tipo qualitativa, que envolveu questionários, registros por meio de um diário de campo e registros por meio de uma entrevista semiestruturada. A perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em especial, serviu de referência norteadora fundamental neste trabalho (VYGOTSKY, 1987, 1998). Os resultados deste estudo apontam que o desenvolvimento da sequência didática em ambiente multimodal, integrando dois recursos pedagógicos de modo a aproveitar a sinergia entre eles, promoveu, de forma mais eficaz, a aprendizagem dos conceitos de “estados físicos da água”, de “mudanças de estado” e de “ciclo da água”, por alunos do 4º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Bandeira da Costa Ramos.pdf4,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons