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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11333
Tipo: | Dissertação |
Título: | Inclusão de deficientes auditivos no ensino médio: inserção de atividades demonstrativas no ensino de física |
Título(s) alternativo(s): | Inclusion of hearing impaired people in high school: insertion of demonstrative activities in physics teaching |
Autor(es): | Resende, Lilian Maria de Assis |
Primeiro orientador: | Rosa, Paulo Ricardo da Silva |
Resumo: | Este estudo trata de uma pesquisa empírica de caráter qualitativo, que envolve a elaboração, aplicação e análise de uma proposta de ensino de física ênfase na experiência visual para alunos do ensino médio em um contexto de inclusão. A proposta de ensino está centrada em uma atividade demonstrativa envolvendo os conceitos de eletricidade, em nível introdutório, como estratégia demonstrativa em uma perspectiva de educação que visa a inclusão dos alunos deficientes auditivos. Esta proposta tem como objetivo auxiliar os alunos surdos e ouvintes em contexto inclusivo de sala de aula no desenvolvimento de conceitos físicos, bem como de outros fatores importantes ao desenvolvimento humano, como a inclusão social. A proposta foi elaborada e conduzida a partir da experiência visual, em uma perspectiva construtivista do desenvolvimento humano, fundamentada na teoria histórico-cultural de Vygotsky. Buscando superar a barreira criada pela forma de comunicação entre os alunos surdos, alunos ouvintes e professores, este estudo teve por objetivo avaliar uma sequência didática na qual um equipamento experimental demonstrativo esteja inserido, visa promover a aprendizagem para alunos inseridos em um contexto de inclusão. A pesquisa é de caráter empírico e segue a linha quase experimental, porque existe a intenção de controle parcial das variáveis por parte do pesquisador, com análise qualitativa das observações e interpretação dos dados obtidos. Os dados foram coletados com a aplicação de avaliações diagnóstica para turmas de alunos em um contexto de inclusão analisando seu desempenho e seu comportamento diante do tratamento aplicado em conceitos de eletricidade. Para análise será necessária a elaboração dos indicadores que fundamentem a interpretação final dos dados coletados. Serão utilizados, também, opinário e entrevista com os alunos, buscando levantar aspectos motivacionais do projeto e as concepções do aprendizado real ocorrido com a execução da atividade. Com este trabalho buscamos identificar maneiras de explorar conceitos físicos em atividade experimental demonstrativa como instrumento de apoio aos professores de ensino médio para educação de alunos surdos e ouvintes. |
Abstract: | This study is a qualitative empirical research, which involves the design, implementation and analysis of a proposal in teaching physics to high school students in a context of inclusion centered visual experience. The education proposal is centered on a demonstrative activity involving the concepts of electrostatics, introductory level, with trial strategy in a perspective of education that aims to include knowledge. This proposal aims to help deaf and hearing students in inclusive context of the classroom in the development of physical concepts as well as the development of other important factors to human development, such as social inclusion. The proposal will be prepared and conducted in visual experience, in a constructivist perspective of human development, based on cultural-historical theory of Vygotsky. Trying to overcome the barrier created by the form of communication among deaf students, hearing students and teachers, this study aims to evaluate a teaching sequence in which an experimental demonstration device is inserted, seeking to promote learning for students placed in a context of inclusion. The research is empirical and follows the quasi-experimental because the intention is partial control of the variables by the researcher with qualitative analysis of observation and interpretation. Data will be collected with the application of diagnostic evaluations for classrooms in the context of inclusion analyzing their performance and their behavior before the treatment applied concepts in electricity. For analysis will be necessary to elaborate indicators to substantiate the final interpretation of the data collected. Will be used also opinário and interview with students aimed to assess motivational design aspects and concepts of real learning occurred with the implementation of the activity. With this work we seek to identify ways to explore concepts in physical activity as a tool for experimental demonstrative support to teachers of high school education for deaf and hearing students. |
Palavras-chave: | Inclusão Metodologia de Ensino Aluno com Surdez |
CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11333 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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