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dc.creatorBertalli, Jucilene Gordin-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:06:17Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11319-
dc.description.abstractThe inclusion of students with special needs in ordinary classrooms is happening, in general, with little learning for these students. For blind students, besides the lack of trained teachers, lack of suitable materials is greatly responsible for this problem, particularly in teaching Chemistry. Considering that the knowledge acquired by blind students should be identical and the same level of the sighted students, and Vigotsky theory as support, instructional materials and didactic sequences that could contribute to learning concepts related to molecular structure, in the current context of inclusion, was developed. The research was qualitative and involved sighted students of the thirtieth year of the high school and students with visual impairments. The materials and the didactic sequences proposed have shown efficient to promote learning of these concepts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectMateriais Didáticospt_BR
dc.subjectIsomeria Geométricapt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectTeoria de Vigotskypt_BR
dc.titleEnsino de geometria molecular para alunos com e sem deficiência visual por meio de modelo atômico alternativopt_BR
dc.title.alternativeTeaching molecular geometry to students with and without visual impairments using an alternative atomic modelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Siqueira, Onofre Salgado-
dc.description.resumoA inclusão de alunos com necessidades especiais em salas de aulas comuns está acontecendo, em geral, com pouco aprendizado para esses alunos. No caso de alunos cegos, além da ausência de professores capacitados, a falta de materiais adaptados é um dos grandes responsáveis por esse problema, particularmente quando se trata de Ensino de Química. Considerando que os conhecimentos adquiridos pelos alunos cegos ou de baixa visão devem ser idênticos e com o mesmo grau de exigência dos alunos normovisuais e tendo como referencial a teoria de Vigotsky, desenvolvemos materiais instrucionais e sequências didáticas que possam contribuir para a aprendizagem de conceitos relacionados ao conteúdo de geometria molecular e isomeria geométrica, no atual contexto de inclusão. A pesquisa foi do tipo qualitativa, envolveu alunos normovisuais do terceiro ano do ensino médio e alunos com deficiência visual (baixa visão, cegos com e sem memória visual). Os materiais e sequências didáticas mostraram-se eficientes na aprendizagem dos conceitos em questão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
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Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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