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dc.creatorVitorino, José Aparecido-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:06:03Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11318-
dc.description.abstractThe search for understanding about the place of Environmental Education (EE) in the High School Biology Curriculum, Post- Reform 2016, led us to this research, which asked: How and how, teachers of Biology and / or Natural sciences include EE and how they participate in the High School curriculum in state schools in the municipality of Campo Grande - Mato Grosso do Sul. The methodological proposal of qualitative analysis investigated the importance and the place attributed to Environmental Education in the curriculum. Biology and how biology teachers understand and participate in the composition of the high school curriculum. As a technical and pedagogical product developed, mandatory work in the professional master's degree, we propose a guide for the curricular debate, for the participation of teachers and students, based on the theoretical-methodological aspects inherent to Paulo Freire's circle of culture. The results show that biology teachers know in a basic way the conceptions and functions of a school curriculum and consider the inclusion of EE in it. The teachers reasonably participated in the discussion about the Common National Base and one of them participated in the construction of the MS High School Curriculum Framework. The teachers point out the non-occurrence of reflection on EE in either process. The reform and its implementation increased the difficulty of inserting proposals that go beyond the issues considered mandatory in the curriculum, especially those aimed at teaching Portuguese and mathematics. In the case of the full-time school, the possibilities are greater, due to the also greater workload to contemplate electives. However, the reference used is the same that has been developed for many years in the network. With this, we consider it fundamental for the insertion of the EE in the school curriculum, to guarantee the necessary conditions in the school, the teachers formation and, above all, the debate about the curriculum in the school context, being the circle of culture a democratic space for this.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectTempo Integralpt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.titleO lugar da educação ambiental no currículo do ensino médio pós-reforma 2016, de acordo com a concepção e participação dos professores de biologiapt_BR
dc.title.alternativeThe place of environmental education in the post-reform 2016 high school curriculum, according to the conception and participation of biology teacherspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Wiziack, Suzete Rosana de Castro-
dc.description.resumoA busca pela compreensão sobre o lugar da Educação Ambiental (EA) no Currículo de Biologia do Ensino Médio, Pós-Reforma de 2016, nos levou à presente pesquisa, pela qual indagamos: Como e de que forma, os professores de Biologia e/ou Ciências da natureza compreendem a EA e como participam do currículo escolar do Ensino Médio em escolas estaduais no município de Campo Grande - Mato Grosso do Sul? Com a proposta metodológica de análise qualitativa se investigou a importância e o lugar atribuído à Educação Ambiental no currículo de biologia e como se dá a compreensão e a participação dos professores de Biologia na composição do currículo escolar do ensino médio. Como produto técnico e pedagógico desenvolvido, trabalho obrigatório no mestrado profissional, propomos um livreto para o debate curricular, para a participação de professores e alunos, baseado nos aspectos teórico-metodológicos inerentes ao círculo de cultura de Paulo Freire. Os resultados alcançados evidenciam que os professores de biologia conhecem de forma básica as concepções e as funções de um currículo escolar e consideram importante a inserção da EA no mesmo. Os professores participaram razoavelmente da discussão sobre a Base Nacional Comum e um deles participou da construção do Referencial Curricular do Ensino Médio de MS e apontam a não ocorrência da reflexão sobre a EA, em nenhum dos dois processos realizados. A reforma e a sua implantação aumentaram a dificuldade da inserção de propostas que extrapolam os conteúdos considerados obrigatórios no currículo, sobretudo os voltadas ao ensino de língua portuguesa e de matemática, mas no caso da escola de Tempo Integral, as possibilidades são maiores devido à carga horária também maior para contemplar as chamadas disciplinas eletivas. No entanto, o referencial utilizado é o mesmo que vem sendo desenvolvido há muitos anos na rede. Com isso, consideramos fundamental para a inserção da EA no currículo escolar, garantir as condições necessárias na escola, garantir a formação dos professores e, sobretudo, o debate sobre o currículo no âmbito escolar, sendo o círculo de cultura um espaço democrático para tanto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
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Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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