Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11316
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCUNHA, JANIELLE DA SILVA MELO DA-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:05:25Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2014-04-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11316-
dc.description.abstractRecognizing the gaps in Science and Biology teaching in intercultural education, the aim of this research is the application of Didactical sequence (DS) to the indians professors of Science and Biology in undergraduate course of Teaching in Indian Intercultural Perspective (Licenciatura Intercultural Índigena) from Pantanal peoples of Federal University of Mato Grosso do Sul. The purpose is investigate how a didactical sequence could help the incorporation of educational technologies in pedagogical plans of indians professors as an alternative way for work the Biology in a intercultural manner. Thinking in the social representation's theory and in the methodology of collective subject discourse (CSD), the data was builded into the elaboration of a Didactical sequence (DS). The DS, then, was applied in 4 meetings of 4 hours long with educational activities as slides (MS Powerpoint) and videos (MS Movie Maker). The results of CSD showed the importance of educational technologies in teach-learning process and in the personal-professional development of indian professors in course. Specifically, we can think in some Science and Biology matters as the mammals class: the textbooks used in Indians schools are disconnected with the way of life and learning of these communities. Therefore, the plans proposed by professors in course during the application of DS were gradually inserting the technologies and contextualizing the teaching of Biology. Finally, this research provide some clues on the utilization of DS and technologies to improve the teachers of indian schools to teach in their communities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectformação docentept_BR
dc.subjectteacher trainingpt_BR
dc.subjectensino de ciências e biologiapt_BR
dc.subjectteaching science and biologypt_BR
dc.subjectinterculturalidadept_BR
dc.subjectinterculturalitypt_BR
dc.titleFormação de professores indígenas: estratégias para o ensino de ciências e biologiapt_BR
dc.title.alternativeTraining indigenous teachers: strategies for teaching science and biologypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1MACHADO, VERA DE MATTOS-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7564217549396620pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4513718899746912pt_BR
dc.description.resumoReconhecendo as lacunas no ensino de Ciências e Biologia acerca da educação intercultural, esta pesquisa pautou-se na aplicação de uma Sequência Didática (SD) aos professores indígenas de Ciências e Biologia, em formação na Licenciatura Intercultural Indígena Povos do Pantanal da UFMS, objetivando investigar como uma sequência didática pode proporcionar a incorporação das tecnologias educacionais nos planejamentos pedagógicos dos professores indígenas como um recurso alternativo para trabalhar o ensino de biologia de forma intercultural. Ancorando-se no aporte teórico da Teoria das Representações Sociais e na Metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, os dados foram construídos e direcionaram a elaboração da Sequência Didática. Os resultados dos DSC apontaram dentre outas situações que as Tecnologias Educacionais representam uma ferramenta importante tanto no processo de ensino e aprendizagem quanto no crescimento profissional e pessoal destes professores indígenas em formação. Cabe salientar que os conteúdos científicos de Ciências e Biologia, no que diz respeito à classe dos Mamíferos, presentes nos livros didáticos utilizados nas escolas indígenas, são colocados de forma desconexa com o modo de ser e viver dessas comunidades. Por fim, esta pesquisa procurou demostrar que o uso da Sequência Didática aqui proposta, mediada pelas Tecnologias Educacionais aplicadas durante a formação de professores indígenas, pode auxiliar no ensino de ciências nas escolas destas comunidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANIELLE DA SILVA MELO.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons