Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11310
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | JESUS, GRISCELE SOUZA DE | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T18:02:41Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18 | - |
dc.date.issued | 2018-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11310 | - |
dc.description.abstract | This dissertation presents a qualitative type research that had the aim of analysing the results of the use of an educational game named: “Dominó das Partículas Fundamentais e Elementares”, for the learning of classes and interactions of particles, from Modern and Contemporary Physics, as part of a didactic sequence developed from the socio-historical perspective. For such, the theory used relies on Lev Semenovitch Vygotsky contributions that highlight the significance of interaction in the knowledge building, acknowledging the learning as a social experience mediated by tools and signs. The methodological route of this study covered a literature review; the production and employment of the didactic sequence and the educational game; field data collection; analysis of gathered info and results discussion. The tools and means of data collection were: audiovisual recordings; written questionnaires applied to students and teacher’s logbook. The analysis of the information obtained was done by means of Content Analysis, proposed by Bardin (2016), with the aid of software ATLAS. Ti. The results show that the proposed material is an alternative and innovative resource to the traditional classes in Physics Teaching, that contributes to the learning of the said content and the development of the students’ higher psychological functions, like, for instance, perception, attention, imagination, voluntary memory, creativity, and planning ability. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | ensino de física | pt_BR |
dc.subject | physics teaching | pt_BR |
dc.subject | partículas fundamentais e elementares | pt_BR |
dc.subject | fundamental and elementary particles | pt_BR |
dc.subject | jogo | pt_BR |
dc.subject | game | pt_BR |
dc.title | Física moderna e contemporânea no ensino médio: análise da utilização de um jogo em uma sequência didática sobre partículas fundamentais e elementares numa perspectiva sócio-histórica | pt_BR |
dc.title.alternative | Modern and contemporary physics in high school: analysis of the use of a game in a teaching sequence about fundamental and elementary particles from a socio-historical perspective | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | JARDIM, MARIA INES DE AFFONSECA | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2180597985826729 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | JARDIM, MARIA INES DE AFFONSECA | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2180597985826729 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | ZANDAVALLI, CARLA BUSATO | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4230860008910476 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | ERROBIDART, NADIA CRISTINA GUIMARAES | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0936879715665257 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | RECENA, MARIA CELINA PIAZZA | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0162820909868247 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7556022944531405 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo analisar os resultados da utilização de um jogo denominado: “Dominó das Partículas Fundamentais e Elementares”, para a aprendizagem do conteúdo de classes e interações de partículas, da Física Moderna e Contemporânea, como parte de uma Sequência Didática desenvolvida sob a perspectiva sócio-histórica. Para tanto, o aporte teórico utilizado conta com as contribuições de Lev Semenovitch Vygotsky que ressalta a importância da interação na construção do conhecimento, reconhecendo a aprendizagem como uma experiência social mediada por instrumentos e signos. O percurso metodológico desta investigação abrangeu um balanço bibliográfico; a confecção e aplicação da Sequência Didática e do jogo; coleta de dados em campo; análise das informações coletadas e discussão dos resultados. Os instrumentos e meios de coleta utilizados foram: gravações audiovisuais; questionários escritos aplicados aos estudantes e diário de bordo do professor. A análise das informações obtidas foi realizada por meio da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016), com auxílio do software ATLAS. I. Os resultados demonstram que o material proposto é um recurso alternativo e inovador às aulas tradicionais no Ensino de Física, que contribui para a aprendizagem do referido conteúdo e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores dos estudantes, como por exemplo, a percepção, atenção, imaginação, memória voluntária, criatividade e capacidade de planejamento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | INFI | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GRISCELE SOUZA DE JESUS SHIOTA.pdf | 3,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons