Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Fernando Gomes Eufigenio dos-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:00:13Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11303-
dc.description.abstractThis survey aims to investigate the project of a board game about the theme Water, which was called "QUIMOVIDA". This project involved chemistry concepts from curriculum matrix of the third year of High School. The teaching and learning technology encompassed an audience of approximately twenty five (25) students each round, with five (5) members in each team who where identified by colors. The board game was composed of problem situations, created by some students, related to current issues such as: disaster in the city of Mariana, oil spill at sea, water treatment and desalination of water among others. The pilot project was applied with a group of students from several public and private schools, from the morning period, in Campo Grande-MS. The purpose of this dissertation is to seek contributions to the development of SPF, together with the competences and skills required by ENEM regarding the area of Chemistry specifically in the Water content, through the game "QUIMOVIDA". It is important to know that, during the preparation and application of the game with the students, suggestions have already been presented in the experiences reports to be applied in the final survey. The final survey was applied in a class of Preparatory Course for Vestibular and / or ENEM with twelve (12) students and there were four (4) teams with three (3) participants in each one. The game "QUIMOVIDA" lasted about 150 minutes, data were collected through filming and an evaluation questionnaire regarding the game. The qualitative method applied was the microgenetic analysis, based on the typology of exploratory character. Based on vygotsky’s concepts, it was concluded that the educational product contributed to the student's learning in order to promote the develop several SPF (Higher Psychological Functions) such as: Memory, Imagination, Emotion, Attention, Creativity, Abstraction, Generalization, Thought And Language along with ENEM competencies and skills related to Chemistry teaching. It was also observed that the structure and development of the game can be modified and adapted to different areas of knowledge, either in printed material or in a virtual environment, as suggested by the students who took part in this survey.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnempt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectÁguapt_BR
dc.subjectQuimovidapt_BR
dc.subjectFPSpt_BR
dc.subjectSituações-Problemapt_BR
dc.subjectCompetências e Habilidadespt_BR
dc.titleQuimovida: um jogo didático que desenvolve as funções psicológicas superiores abordando conhecimento de química no contexto do ENEMpt_BR
dc.title.alternativeQuimovida: a didactic game that develops higher psychological functions by addressing knowledge of chemistry in the context of ENEMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Recena, Maria Celina Piazza-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar o projeto de um jogo de tabuleiro sobre o tema Água, o qual foi denominado “QUIMOVIDA”. Esse projeto envolveu conceitos de Química da matriz curricular do 3◦ ano do Ensino Médio. A referida tecnologia de ensino e aprendizagem abrangeu um público-alvo, a cada rodada, de aproximadamente 25 alunos sendo que 5 (cinco) integrantes em cada equipe eram identificados por cores. O tabuleiro era composto de situações- problema, criadas por alguns alunos, relacionadas a temas atuais, tais como: desastre na cidade de Mariana, derramamento de petróleo no mar, tratamento e dessanilização de água entre outros. O projeto-piloto foi aplicado com um grupo de alunos de diversas escolas públicas e particulares, do período matutino, na cidade de Campo Grande–MS. O objetivo dessa dissertação é buscar as contribuições para o desenvolvimento de FPS, juntamente com as competências e habilidades exigidas pelo ENEM relativas à área de Química especificamente no conteúdo Água, por meio do jogo “QUIMOVIDA”. Ressalta-se que, durante a confecção e aplicação do jogo com os alunos, já foram apresentadas sugestões nos relatos de experiências para serem aplicadas na pesquisa final. Aplicou-se a pesquisa final em uma turma de Cursinho preparatório para Vestibular e/ou ENEM com 12 alunos, sendo formada 04 (quatro) equipes com 03 (três) participantes em cada uma. O jogo “QUIMOVIDA” durou em torno de 150 minutos, realizou-se a coleta de dados por meio de filmagem e um questionário de avaliação em relação ao jogo. O método de pesquisa empregado foi o qualitativo, utilizando-se da análise microgenética, pautando-se na tipologia de caráter exploratória. Fundamentando-se no bojo dos conceitos vygotskynianos, concluiu-se que o produto educacional contribuiu na aprendizagem do aluno a fim de promover o desenvolvento diversas FPS (Funções Psicológicas Superiores) tais como: Memória, Imaginação, Emoção, Atenção, Criatividade, Abstração, Generalização, Pensamento e Linguagem juntamente com as competências e habilidades do ENEM relativas ao ensino de Química. Observou-se, também, que a estrutura e o desenvolvimento do jogo poderão ser modificados e adaptados para diversas áreas do conhecimento, sendo em material impresso ou em ambiente virtual, conforme sugestão dos alunos que participaram dessa pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDO GOMES EUFIGÊNIO DOS SANTOS.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons