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dc.creatorSilva, Edy Wilson Ferreira Mendes da-
dc.date.accessioned2025-02-18T17:57:06Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11292-
dc.description.abstractThis research presents a theme related to the use of virtual learning environments offered by Internet as a means to assist the teaching and learning of physics. The overall objective of the study was to determine if the educational software, specifically a learning environment called Virtual Educational Laboratory and Interactive - LEDVI, presents aspects of a collaborative learning environment. This software was developed to provide lessons that enhance the interaction between student/student and student/teacher and it had as a focus, from design, the interactivity through the Internet. The LEDVI was developed using Flash and PHP languages, allowing laboratories to create nice interface for students. The benchmark used to organize and develop the environment with emphasis on collaborative learning was Vygotsky´s theory. The study of the software LEDVI as a mediation tool was guided by a qualitative and experimental methodology and the tools and analysis criteria were based on usability and potential of this software. The research was conducted with students from 2nd year night in a public High School in the State of Mato Grosso do Sul, located in the peripheral region of Campo Grande and a group of university students. Analyses of the interactions suggest that the software LEDVI contributed to qualitative changes in the zone of proximal development of the student, because it values the collective and collaborative work by imposing conditions for it works in partnership to solve a problem that cannot be solved without the collaboration of a classmate. Although the results were favorable to the use of software developed in this research, is not to propose a new teaching resource, replacing the existing, but as a new tool that leverages the potential of interactivity that the internet offers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem Colaborativapt_BR
dc.subjectSoftware Educativopt_BR
dc.subjectInteraçõespt_BR
dc.titleLedvi, ambiente virtual interativo mediado à distânciapt_BR
dc.title.alternativeLedvi, an interactive virtual environment for remote learningpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Paulo Ricardo da Silva-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma temática relacionada ao uso de ambientes virtuais de aprendizagem disponibilizados via internet, como meio para auxiliar o ensino e a aprendizagem de Física. O objetivo geral do trabalho foi verificar se o software educativo, mais especificamente um ambiente de aprendizagem denominado Laboratório Educativo Virtual e Interativo – LEDVI, apresenta aspectos de um ambiente colaborativo de aprendizagem. Esse software foi desenvolvido para proporcionar aulas que potencializam a interação entre aluno/aluno e aluno/professor, teve como foco norteador desde a sua concepção a interatividade por meio da internet. O LEDVI foi desenvolvido usando as linguagens Flash e Php, o que permitiu criar laboratórios com interface agradável para os alunos. O referencial adotado para organizar e desenvolver o ambiente com ênfase na aprendizagem colaborativa foi a Teoria de Vygotsky. O estudo do LEDVI como uma ferramenta de mediação foi orientado por uma metodologia qualitativa e experimental, os instrumentos e critérios de análises foram baseados na usabilidade e potencialidade desse software. A pesquisa foi realizada com alunos do 2º ano noturno, de uma escola pública do Estado de Mato Grosso do Sul, localizada na região periférica do município de Campo Grande e um grupo de estudantes universitários. As análises das interações sugerem que o software LEDVI contribui para mudanças qualitativas na zona de desenvolvimento proximal do aluno, pois valoriza o trabalho coletivo e colaborativo ao impor condições para que ele trabalhe em parceria para a solução de um problema que não pode ser solucionado sem a colaboração de um colega. Apesar dos resultados serem favoráveis ao uso do software desenvolvido nesta pesquisa, não se pretende propor um novo recurso pedagógico em substituição aos já existentes, mas sim como uma nova ferramenta que aproveita as potencialidades da interatividade que a internet oferece.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
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Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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