Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11288
Tipo: Dissertação
Título: Modelo didático interativo do dogma central da biologia: uma proposta de transposição didática para o ensino médio
Título(s) alternativo(s): Interactive didactic model of the central dogma of biology: a proposal for didactic transposition for high school
Autor(es): CALADO, DIONE CORDEIRO
Primeiro orientador: TARTAROTTI, ESTER
Resumo: A Biologia é uma ciência de caráter importantíssimo para a sociedade, pois atua nas grandes descobertas científicas, produzindo numerosos saberes que se expandem cada vez mais, principalmente nos últimos tempos, onde o conhecimento sobre a molécula de DNA tem apresentado ampla abordagem no meio científico e social. Sendo assim, na educação básica, principalmente no Ensino Médio, é imprescindível que os estudantes sejam bem qualificados quanto aos principais conceitos da Biologia moderna, isso inclui necessariamente conhecimentos sobre o material genético dos seres vivos. Por outro lado, o professor necessita aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a trajetória dos saberes, pois estes, são produzidos em ambientes distintos da sala de aula, com contexto e motivações diferentes aquelas em que os estudantes vão se encontrar no momento em que se deparam com o saber. Cabe ao professor o processo de transposição didática interna, as recontextualizações necessárias para uma boa aprendizagem. Sendo assim, a presente pesquisa propôs a elaboração de uma Sequência Didática (SD) sobre a temática Dogma Central da Biologia (DCB), para ser aplicado por meio de um modelo didático interativo do DCB, desenvolvido após a análise qualitativa dos dados prévios coletados entre os participantes. A pesquisa teve como suporte teórico a Teoria da Transposição Didática (TTD) e a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard (1996). A pesquisa foi realizada em uma escola pública da Rede Estadual, em Campo Grande – MS, com professores de Biologia da escola campo e de outras unidades escolares públicas e alunos do segundo ano do Ensino Médio. Na primeira parte da pesquisa investigou-se os desafios dos professores de Biologia, no ensino do DCB e na segunda etapa, foi investigado a aprendizagem dos estudantes sobre os conceitos básicos de Biologia celular: tipos de bases nitrogenadas, complementaridade das bases, replicação semiconservativa, tipos e funções do RNA, transcrição, síntese de proteínas entre outros conceitos. Segundo os professores participantes, o principal desafio de ensinar os conteúdos referentes ao DCB, é principalmente a falta de recursos didáticos. Os docentes afirmaram ainda não terem elaborado modelos didáticos ou participado de formações abordando esses conteúdos. A análise dos dados prévios coletados dos estudantes, revela que a maioria teve dificuldades em responder as questões, mostrando a possível falta de apropriação desses conteúdos. Depois das analises, buscamos desenvolver um modelo didático que atendesse as necessidades reveladas pelos professores e alunos pesquisados. Decidimos fazer as peças do modelo em material que apresentasse boa durabilidade, então optamos por fazer em chapa de MDF de 3mm de espessura. Desenhamos as peças do modelo com bases nas figuras adaptadas dos livros didáticos e encaminhamos para uma gráfica que fez o corte a laser das peças e posteriormente fizemos a montagem. Os estudantes tiveram vivências com material didático desenvolvido na pesquisa, que foi aplicado por meio de sequência didática fundamentada em Zabala (1998), e nos momentos de estudos e praxeologia da Teoria Antropológica do Didático (TAD). Após as vivências, foram realizadas coletas de dados por meio de questionários referentes as informações do DCB. Os dados coletados na pesquisa foram analisados de acordo com o método de análise de conteúdo de Bardin (2011). A pesquisa teve como expectativa contribuir com o ensino de citologia, especialmente o DCB, no que se refere a topografia celular, molécula de DNA, replicação do DNA, molécula de RNA, transcrição da molécula de DNA em RNA e síntese de proteínas. O estudo analisou ainda as condições de trabalho dos professores, quanto a presença ou não de laboratórios de Biologia e a disponibilidades de materiais pedagógicos para ensino de Biologia complementares ao uso do livro didático. Fazemos uma abordagem de como o ensino de temas tão abstratos como o DCB são vivenciados pelos educadores frente aos desafios de recontextualizar ou ressignificar esses saberes científicos, transpondo-os como saberes escolares. Como fazer uma transposição didática interna eficiente, ou ainda quais recursos utilizar como elementos mediadores da transposição didática? São questões como estas que permeiam este estudo, trazendo para o centro das discussões o uso de modelos didáticos como uma proposta de transposição didática para o ensino do DCB no Ensino Médio.
Abstract: Biology is a science of very important character for society, because it acts in the great scientific discoveries, producing numerous knowledgethat expands more and more, especially in recent times, where knowledge about the DNA molecule has presented a broad approach in the scientific and social environment. Thus, in basic education, especially in high school, it is essential that students are well qualified regarding the main concepts of modern biology, this necessarily includes knowledge about the genetic material of living beings . On the other hand, the teacher needs to improve his knowledge about the trajectory of knowledge, because these are produced in different environments of the classroom, with different context and motivations those in which students will meet at the moment in who are faced with knowledge. It is up to the teacher the process of internal didactic transposition, the recontextualizations necessary for a good learning. Thus, this research proposed the elaboration of a Didactic Sequence (DS) on the theme Central Dogma of Biology (DCB), to be applied through an interactive didactic model of the DCB, developed after the qualitative analysis of previous data collected among the participants. The research was theoretically supported by the Theory of Didactic Transposition (TTD) and the Anthropological Theory of Didactic (TAD) by Yves Chevallard (1996). The research was carried out in a public school of the State Network, in Campo Grande - MS, with biology teachers from the field school and other public school units and second year high school students. In the first part of the research, the challenges of biology teachers were investigated in the teaching of THE DCB and in the second stage, the students' learning about the basic concepts of cell biology was investigated: types of nitrogen bases, complementarity semiconservative replication, Types and Functions of RNA, Transcription, Protein Synthesis and other concepts. According to the participating teachers, the main challenge of teaching the contents related to THE DCB is mainly the lack of didactic resources. The professors stated that they have not yet elaborated didactic models or participated in training sums addressing these contents. The analysis of previous data collected from the students reveals that the majority had difficulties in answering the questions, showing the possible lack of appropriation of these contents. After the analysis, we sought to develop a didactic model that met the needs revealed by the teachers and students surveyed. We decided to make the model parts into material that presented good durability, so we chose to make 3mm thick MDF sheet. We designed the pieces of the model based on the adapted figures of the textbooks and forwarded it to a printing press that made the laser cut of the pieces and later made the assembly. The students had experiences with didactic material developed in the research, which was applied through didactic sequence based on Zabala (1998), and in the moments of studies and practice of the Anthropological Theory of didactic (TAD). After the experiences, data were collected through questionnaires regarding the information of the DCB. The data collected in the research were analyzed according to bardin's content analysis method (2011). The research was expected to contribute to the teaching of cytology, especially the DCB, with regard to cell topography, DNA molecule, DNA replication, RNA molecule, transcription of the DNA molecule in RNA and protein synthesis.The study also analyzed the working conditions of teachers, as to the presence or not of biology laboratories and the availability of pedagogical materials for teaching biology complementary to the use of the textbook. We approach how the teaching of topics as abstract as the DCB are experienced by educators in the face of the challenges of recontextualizing or resignifying this scientific knowledge, transposing them as school knowledge. How to make an efficient internal didactic transposition, or what resources to use as mediating elements of didactic transposition? It is issues such as these that permeate this study, bringing to the center of the discussions the use of didactic models as a proposal of didactic transposition for the teaching of CBD in high school.
Palavras-chave: célula
cell
modelo interativo
interactive model
sequência didática
didactic sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11288
Data do documento: 2-Dez-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dione Cordeiro Calado.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons