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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11270
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Ana Caroline Gonçalves Gomes dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T16:50:07Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18 | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11270 | - |
dc.description.abstract | The present study presents as a theme the teaching and learning process of cytology, for which it has produced a didactic sequence, with the aim of introducing the content of cytology to students from 8th grade from the study of some moments in the History of Science that have contributed to the formation of the concept of cell. The didactic sequence has five steps developed during 13 hours in the discipline of Sciences, in a municipal school of Campo Grande/MS. The preparation of the activities were based on Vygotsky's ideas, and on the development of them, we sought to promote and monitor the evolution of early concepts of the students and present the process of gradual and nonlinear formation of the concept of cell. For this reason, all the dialog and tasks developed by the students were recorded, transcribed and analyzed qualitatively by means of Microgenetic Analysis. In the analysis of the initial concepts, it was found that the students had many limitations to define the concept of cell. However, the established dialogs and mediated by the teacher minimized these limitations; in them, the students imitated the intellectual analysis of the teacher and expressed the first generalization of learned concepts. In general, we found many signs of appropriation of knowledge worked. The tasks developed were important to bring the ideas of students to scientific formulations of cell. The systematization of knowledge through the History of Science has facilitated the development of concepts and the understanding of the process of gradual and nonlinear formation of scientific knowledge, bringing students, with all its doubts and uncertainties, of the process of construction of the concept of cell. Furthermore, the Vygotsky's ideas allowed reflections on the complexity of the learning and development of concepts. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Citologia | pt_BR |
dc.subject | Formação de Conceitos | pt_BR |
dc.subject | História da Ciência | pt_BR |
dc.title | Contribuições da história da ciência no processo de ensino e aprendizagem de citologia | pt_BR |
dc.title.alternative | Contributions of the history of science in the teaching and learning process of cytology | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Machado, Vera de Mattos | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa apresenta como tema o processo de ensino e aprendizagem de citologia, para o qual se elaborou uma sequência didática com o objetivo de introduzir o conteúdo de citologia a alunos de 8º ano do Ensino Fundamental a partir do estudo de alguns momentos da História da Ciência que contribuíram para a formação do conceito de célula. A sequência didática contém cinco etapas, que foram desenvolvidas durante 13 horas, na disciplina de Ciências, em uma escola municipal de Campo Grande/MS. A elaboração das atividades fundamentou-se em concepções da perspectiva histórico- cultural do desenvolvimento humano, a partir das ideias de Vigotski, e no desenvolvimento delas, buscou-se propiciar e acompanhar a evolução dos conceitos iniciais dos alunos e apresentar o processo gradual e não-linear da formação do conceito de célula. Para isso, todos os diálogos e tarefas desenvolvidas pelos estudantes foram gravados, transcritos e analisados qualitativamente por meio da Análise Microgenética. Na análise das concepções iniciais, verificou-se que os alunos apresentavam muitas limitações para definir o conceito de célula. No entanto, os diálogos estabelecidos e mediados pela professora possibilitaram a minimização dessas limitações; neles, os alunos puderam imitar a análise intelectual da professora e expressar as primeiras generalizações dos conceitos aprendidos. No geral, verificou-se vários indícios de apropriação dos conhecimentos trabalhados. As tarefas desenvolvidas foram importantes para que as ideias dos alunos se aproximassem das formulações cientificamente aceitas de célula. A sistematização dos conhecimentos a partir da História da Ciência facilitou a elaboração de conceitos e o entendimento do processo gradual e não-linear da formação de conhecimentos científicos, aproximando os alunos, com todas as suas dúvidas e incertezas, do processo de construção do conceito de célula. Além disso, o aporte das ideias de Vigotski para a fundamentação das atividades permitiu, entre outras coisas, reflexões sobre a complexidade da aprendizagem e desenvolvimento de conceitos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | INFI | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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