Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11268
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dc.creatorRossi, Aline Cristina Santana-
dc.date.accessioned2025-02-18T16:49:08Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11268-
dc.description.abstractLa presente disertación es un instrumento investigativo por el que debatimos la enseñanza de las ciencias en la educación infantil a través de la socialización del gran arte. Para ello, abordamos tales dimensiones - ciencia, arte y educación - pautadas desde un punto de vista ontológico, es decir, nuestro compromiso está en comprender al máximo el objeto, buscando analizar los fenómenos sociales a partir de su naturaleza, génesis y función social. Entendemos la ciencia como una dimensión necesaria para la vida humana dentro de la educación infantil a ser transmitida como nociones de espacio, sociedad y naturaleza. En este sentido, nuestra preocupación se refiere al modo en que se ha realizado (a menudo descuida), orientada y transmitida. Entendemos que el arte, mientras que una dimensión humana que posibilita la conexión del individuo con el género humano, posee potencialidades para trabajar de forma significativa la ciencia. De esta forma, el problema de que parte esta disertación es que: en la educación infantil, en general, no se trabaja la enseñanza de nociones científicas y, cuando esto ocurre, se da de modo precario y superficial. Partimos del supuesto de que en la educación infantil construimos las bases que posibilitan la sedimentación de materias más complejas en las series de la enseñanza fundamental y media. Para ello, es necesario que estas nociones científicas estén consolidadas y respaldadas en un conocimiento de hecho verdadero, lo que no "abre margen" para una enseñanza de ciencias an passant. Entendemos también que, enseñar a los "pequeños" no significa hacer el conocimiento "mediocre". Como educadores, enseñar significa transmitir el conocimiento más apurado, ya producido y elaborado por la humanidad, teniendo siempre en consideración la edad a ser trabajada. A partir de esto, nos elaboramos un material de "Orientaciones a los Docentes" en que ofrece conceptos y materiales del gran arte, que permite al profesor elaborar actividades a ser desarrolladas en sus aulas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEnsino de ciências e arte: um debate necessário na formação de professores da educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeEnseñanza de ciencias y arte: un debate necesario en la formación de docentes de educación infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rossi, Rafael-
dc.description.resumoA presente dissertação é um instrumento investigativo pelo qual debatemos o ensino de ciências na educação infantil por meio da socialização da grande arte. Para tanto, abordamos tais dimensões – ciência, arte e educação – pautadas num ponto de vista ontológico, ou seja, o nosso compromisso está em compreender ao máximo o objeto, buscando analisar os fenômenos sociais a partir de sua natureza, gênese e função social. Entendemos a ciência enquanto uma dimensão necessária à vida humana dentro da educação infantil a ser transmitida enquanto noções de espaço, sociedade e natureza. Neste sentido, nossa preocupação se refere ao modo como tem sido realizada (muitas vezes negligenciada), orientada e transmitida. Entendemos que a arte, enquanto uma dimensão humana que possibilita a conexão do indivíduo com o gênero humano - compreendido enquanto membro social, não estamos tratando do gênero humano enquanto genética - possui potencialidades para trabalhar de forma significativa a ciência. Desta forma, o problema de que parte esta dissertação é que: na educação infantil, de modo geral, não é trabalhado o ensino de noções científicas e, quando isso ocorre, ele se dá de modo precário e superficial. Partimos do pressuposto de que na educação infantil construímos as bases que possibilitarão a sedimentação de matérias mais complexas nas séries do ensino fundamental e médio. Para tanto, é necessário que estas noções científicas estejam consolidadas e respaldadas em um conhecimento de fato verdadeiro, o que não “abre margem” para um ensino de ciências an passant. Entendemos ainda que, ensinar aos “pequenos” não significa tornar o conhecimento “medíocre”. Enquanto educadores, ensinar significa transmitir o conhecimento mais apurado, já produzido e elaborado pela humanidade, levando sempre em consideração a idade a ser trabalhada. A partir disto, nos elaboramos uma material de “Orientações aos Docentes” em que disponibiliza conceitos e materiais da grande arte, que possibilita ao professor elaborar atividades a ser desenvolvidas em suas salas de aulas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
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Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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