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dc.creatorFaria, Alexandre Geraldo Viana-
dc.date.accessioned2025-02-18T16:48:37Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11267-
dc.description.abstractUsing Gaston Bachelard’s epistemological assumptions we found that density is an epistemological obstacle type verbalistic which prevents the understanding of scientific concepts involved in the heterogeneity of the water and oil system, and that just showing these concepts to the students is not enough to understand them. The approach about mixtures given by the textbooks is confusing in many cases and this may be one reason for the misunderstanding observed in our study. With pedagogy contributions from Jean Pierre Astolfi, we developed a didactic sequence that aimed to weaken and overcome this obstacle, and to establish an understanding of scientific concepts involved in the mixing of liquids. We developed a qualitative research with students from the 1st year of high school in the city of Campo Grande-MS, characterized for being exploratory and descriptive. The collected data were processed using the technique of content analysis and showed the efficiency of the proposed teaching sequence, which becomes one more pedagogical mechanism for teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDensidadept_BR
dc.subjectObstáculo Epistemológicopt_BR
dc.subjectMisturaspt_BR
dc.titleDensidade x forças intermoleculares - uma proposta de superação de um obstáculo epistemológicopt_BR
dc.title.alternativeDensity x intermolecular forces - a proposal for overcoming an epistemological obstaclept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Recena, Maria Celina Piazza-
dc.description.resumoUtilizando os pressupostos da epistemologia de Gaston Bachelard, identificamos que a densidade é um obstáculo epistemológico do tipo verbalista que impede a compreensão dos conceitos científicos envolvidos na heterogeneidade do sistema água e óleo, e que, apenas mostrar aos estudantes esses conceitos, não é suficiente para compreendê-los. A abordagem dada a misturas, pelos livros didáticos, em muitos casos se mostra confusa, e isso pode ser um dos motivadores da incompreensão observada em nossa pesquisa. Com as contribuições pedagógicas de Jean Pierre Atolfi, desenvolvemos uma sequência didática que objetivou fragilizar e superar esse obstáculo, e estabelecer uma compreensão dos conceitos científicos envolvidos nas misturas entre líquidos. Nossa pesquisa desenvolveu-se qualitativamente com estudantes do 1º ano do ensino médio na cidade de Campo Grande-MS e caracetizou-se por ser exploratória e descritiva. Os dados coletados foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo, e nos mostrou a eficiência da sequência didática proposta, que passa a ser mais um mecanismo pedagógico disponível aos docentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
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Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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