Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11262
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Adayani Roberta Laquanetti de-
dc.date.accessioned2025-02-18T15:54:35Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2020-
dc.description.abstractThe research aimed to investigate whether the Natural Sciences curriculum, present in the National Common Curricular Base (BNCC), favors the teaching and learning of Human Heredity content for students in the final years of Elementary School. The analysis was developed from a documentary research with the descriptive and analytical study of the skills related to Human Heredity for the 9th year of EF present at the BNCC and from two collections of Science Textbooks (LD) for the 9th year (PNLD, 2020), in addition to the contributions of the research participants through the questionnaire provided by electronic correspondence. For this, we opted for the use of qualitative research, in the perspective of Lüdke and André. The analyzes of BNCC and LD occurred according to the assumptions of the Anthropological Theory of Didactics (TAD) proposed by Chevallard and Gascón, the analyzes of the answers given to the questionnaire were carried out in the light of the Textual Discursive Analysis proposed by Moraes and Galiazzi. The results obtained were compared from the Didactic Transposition described by Chevallard and from the TAD. From the data produced and analyzed we were able to infer that didactically and biologically the content proposed by BNCC is very complex, which is no different in LDs that approach various scientific concepts in a simple and decontextualized way. Such findings were also perceived and presented in the descriptions made by the research participants. Still, we consider that the aspects discussed hinder the Internal Didactic Transposition (TDi) process and need a well-structured Didactic Organization and Biological Organization to provide the development of the proposed skills and the learning of the content by the student. In view of what was analyzed, we prepared a suggestion material for Science teachers, to assist in the proposal of DS using the Moments of Study (ME), also relevant to TAD, and thus contribute to the process of TDi performed by the teacher and enable learning and the production of knowledge about Human Heredity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículo de Ciênciaspt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectHereditariedade Humanapt_BR
dc.subjectTransposição Didáticapt_BR
dc.subjectTeoria Antropológica do Didáticopt_BR
dc.titleA hereditariedade humana prescrita pela BNCC na área de ciências da natureza e a transposição para o currículo dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeHuman heredity prescribed by BNCC in the area of ​​natural sciences and transposition into the curriculum of the final years of elementary schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Vera de Mattos-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo investigar se o currículo de Ciências da Natureza, presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), favorece o ensino e a aprendizagem do conteúdo de Hereditariedade Humana para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo descritivo e analítico das habilidades referentes à Hereditariedade Humana para o 9º ano do EF presentes na BNCC, de duas coleções de Livros Didáticos (LD) de Ciências para o 9º ano (PNLD, 2020) e das contribuições das participantes da pesquisa por meio do questionário disponibilizado por correspondência eletrônica. Para tanto, optamos pela utilização da pesquisa de abordagem qualitativa, na perspectiva de Lüdke e André. As análises da BNCC e dos LD ocorreram conforme pressupostos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) propostos por Chevallard e Gascón, as análises das respostas dadas ao questionário foram realizadas à luz da Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi. Os resultados obtidos foram confrontados a partir da Transposição Didática descrita por Chevallard e a partir da TAD. A partir dos dados produzidos e analisados pudemos inferir que didaticamente e biologicamente o conteúdo proposto pela BNCC se apresenta muito complexo, o que não é diferente nos LD que abordam diversos conceitos científicos de forma simples e descontextualizada. Tais constatações foram também percebidas e apresentadas nas descrições realizadas pelas participantes da pesquisa. Ainda, consideramos que os aspectos discutidos dificultam o processo de Transposição Didática Interna (TDI) e necessitam de Organização Didática e Organização Biológica bem estruturadas para propiciar o desenvolvimento das habilidades propostas e o aprendizado do conteúdo pelo estudante. Diante do que foi analisado preparamos um material de sugestão aos professores de Ciências, para auxiliar na proposição de SD utilizando os Momentos de Estudo (ME), também pertinentes a TAD, e assim contribuir no processo de TDi realizada pelo professor e possibilitar o aprendizado e a produção de conhecimento sobre Hereditariedade Humana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADAYANI ROBERTA LAQUANETTI DE SOUZA.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons