Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1120
Tipo: Dissertação
Título: 30 anos de rock: Raul Seixas e a cultura brasileira (de 1970 a contemporaneidade)
Autor(es): Devides, Dilson Cesar
Abstract: Inserir a figura de Raul Seixas como intelectual que pensa seu tempo, minimizando a imagem negativa de zombeteiro e trocista, já que essas são caracteristicas próprias da obra desse pensador, que por meio delas pretendia alcançar uma ampla faixa da sociedade. Para tal inclusão, primeiramente fez-se uma análise das letras de música de Seixas que tratavam, mesmo que tangencialmente, do periodo ditatorial no brasileiro durante a década de 1970. Constatou-se que esse pensador não só criticava o regime de exceção, no que tange ao cerceamento de opinião e de liberdade, como também as questões politicas, economicas e sociais da época. No segundo momento, buscou-se ler algumas composições que discorriam sobre a religiosidade, verificando que, para esse pensador, questões maniqueistas não eram bem aceitas, pois privilegiava a força humana e defendia o livre arbitrio (afastando conotações biblicas). Na terceira e última etapa, procurou-se estabelecer ligações entre Seixas e discussões contemporaneas, tais como: o mercado cultural, a cultura de massa, sendo aqui possivel perceber que Seixas estava já no limiar entre a cultura de massa e a erudita, e que não ignorava assuntos referentes ao mercado, mas se mantinha de fora, criticando principalmente o consumo; o Brasil do fim do regime militar - pela comparação de tres composições (Aluga-se; Brasil e Que pais é esse), pode-se notar que Seixas estava atento a essa mudança da mesma forma que os compositores mais atuais; a presença de Paulo Coelho na obra de Seixas, evidenciando que as letras compostas em parceria com o escritor são de cunho espiritualista e mistico, enquanto as composições exclusivas de Seixas tendem ao materialismo e ao racionalismo.
La inserción de Raul Seixas como intelectual que piensa su tiempo, minimizando el imagen negativo de sarcástico y bromista, ya que esas son carateristicas propias de la obra de ese pensador, que por medio de ellas pretendía alcanzar una amplia faja de la sociedad. Para tal inclusión, primeiramente se hizo una análisis de las letras de música de Seixas que trataban mismo que tangencialmente, del período dictatorial brasileño durante la década de 1970. Se comprobó que ese pensador no solo criticava el gobierno de excepción, en lo que tange al cercenamiento de opinión y de la libertad, como también las cuestiones politicas, económicas y sociales de la época. En el segundo momento, se buscó leer algunas composiciones que discurrían sobre la religiosidad, verificando que, para ese pensador, cuestiones maniqueistas no eran bien aceptadas, pues privilegiaba la fuerza humana y defendía el libre arbitrio (alejando conotaciones biblicas). En la tercera y última etapa, se procuró establecer relaciones entre Seixas y discusiones contemporaneas, tales como: el mercado cultural, la cultura de masa, siendo aqui posible percibir que Seixas estava ya entre la cultura de masa y la erudita, y que no ignorava asuntos referentes al mercado, pero se mantenía de fuera, criticando, principalmente el consumo; el Brasil de final de régimen militar - por la comparación de tres composiciones (Aluga-se; Brasil e Que pais é esse), se puede notar que Seixas estaba atento a esse cambio del mismo modo que los compositores actuales; la presencia de Paulo Coelho en la obra de Seixas, evidenciando que las letras compuestas en parceria com el escritor son de cuño espiritualista y mistico, mientras las composiciones exclusivas de Seixas tienden al materialismo e al racionalismo.
Palavras-chave: Governos Militares (1964-1985)
Ditadura - Brasil
Literatura Brasileira
Indústria Cultural
Compositores
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1120
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dilson Cesar Devides.pdf459,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.