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Tipo: Dissertação
Título: Os fios e a teia: mínimos, múltiplos, comuns, de João Gilberto Noll
Autor(es): Raffa, Claudia Regina Sarraceni
Abstract: Esta dissertação objetiva estudar Mínimos, Múltiplos, Comuns (2003), de João Gilberto Noll. Delimita-se o objeto de pesquisa como uma (re) fundação da lógica da narrativa, no âmbito da lógica da edição, descrita em seus aspectos gráficos e visuais, na apresentação das relações entre o macro e o micro, abordando os sistemas macroestruturais, as estruturas intermédias, os níveis intermédios e as microestruturas nos instantes ficcionais. A investigação vai dos subconjuntos aos eixos temáticos, percorrendo tempos e espaços triplicados, entre a fartura e a insuficiência das águas, em mares, rios e mergulhos; e, viaja pelos meandros da (des)memória, apontando as relações entre a memória e a transgressão, a (des)memória e a alteridade, os instantes de (des)memórias entre o esquecer, o perder e o encontrar. A pesquisa identifica as características contemporâneas no novo milênio, refazendo o percurso das lições de Italo Calvino, na perspectiva de suas relações com o objeto de estudo; permanecendo na vertente da contemporaneidade, a pesquisa faz o levantamento dos elementos pertinentes ao realismo grotesco, estabelecendo relações entre ele, o corpo e os instantes ficcionais.
This dissertation aims to study Mínimos, Múltiplos, Comuns (2003), by João Gilberto Noll. The object of this research is delimited as a (re)foundation of the logical narration, in the scope of the logic edition, described in its graphic and visual aspects, in the presentation of relations between the macro and the micro, addressing the macro-structural systems, the intermediate structures, the intermediate levels and a micro-structures - the fictional moments. The investigation goes from the subgroups to the thematic axles, passing through tripled time and space, between the waters abundance and back, in oceans, rivers and dives; and it travels through the meanders of (des) memory, pointing to the relations between memory and transgression, (des)memory and fusion between narrator and character, the moments of (des)memory between forgetting, losing and finding. This research identifies the contemporary characteristics in the new millennium, remaking the route of the Italo Calvino's lessons, in the perspective of their relations with the object of study; keeping itself on the overflow off contemporaneousness, this research surveys the elements relevant to the grotesque realism, establishing relations between the grotesque style, the body and the fictional moments.
Palavras-chave: Escritores
Narrativa
Literatura Brasileira
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1114
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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