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dc.contributor.advisorSouza, Claudete Cameschi de-
dc.contributor.authorVendrame, Cesar Lucas-
dc.date.accessioned2012-03-28T14:01:53Z-
dc.date.available2012-03-28T14:01:53Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1111-
dc.description.abstractBuscando entender as relacoes entre a gramatica e Linguistica nao como movimentos opostos, mas sim como estudos diferentes em torno de um mesmo objeto - a lingua -, este trabalho visa apreender o conceito de gramatica nos seguintes aspectos: (a) historico, (b) relacional com a Linguistica, (c) metodologico dos livros didaticos e (d) discursivos dos professores. Os aspectos (a), (b) e (c) foram suportados por levantamento bibliografico, contando com leituras e apontamentos de Possenti (1996), Bechara (1989), Castilho (2003), Neves (1997), Durigan (2003), Fregonezi (1999) e Brito (2001). O aspecto (d) contou com uma pequena incursao na Analise do Discurso de linha francesa, especialmente nas contribuicoes de Pecheux (1990, 1991, 1997, 1998). O primeiro capitulo versa sobre o que e tido como "verdades" da gramatica: sua construcao historica e seu relacionamento com a Linguistica. O segundo capitulo apresenta livros didaticos e discute sua relacao com o texto e com a gramatica, sendo um campo discursivo para o terceiro capitulo, que se dedica a deixar transparecer qual o conceito de gramatica que trariam os professores. Como resultado, percebeu-se que a verdade da gramatica e o constante dialogo de suas varias manifestacoes, desde a Antiguidade ate a contemporaneidade, e que o mito concentra-se no discurso atravessado, nao-livre do professor, que, mesmo apresentando as correntes linguisticas e propostas em interdiscurso, ainda caminha pelos vales da normatividade.pt_BR
dc.description.abstractSearching understand the relations between Grammar and Linguistics is not unlike opposite movements, but like different studies about the same object - the language -, this paper aims to understand the concept of grammar at the following aspects: (a) historical, (b) relational with the Linguistics, (c) methodological of the textbooks and (d) of the teachers' discourses. Aspects (a), (b) and (c) were supported by a bibliographical survey, with readings and notes from de Possenti (1996), Bechara (1989), Castilho (200), Neves (1997 e 2006), Durigan (2003), Fregonezi (1999) and Brito (2001). Aspect (d) had a short incursion in the Discourse Analyzes of French line's, specially in the contributions of Pecheux (1990, 1991,1997,1998). The first chapter discusses about what is may have been "truths" of the grammar: its historical building and its relation with the Linguistics. The second chapter shows textbooks and discusses their relation with the text and with the grammar, being a discourse space to the third chapter, which is concerned about the conception of grammar that may have been thought by the teachers. As result, it was realized that the truth of grammar is the all-time dialogue of its various manifestations, since the Antiquity until the present time, and the myth is in the crossed discourse, not-free of the teacher, that, even showing the linguistics thoughts and proposes at the interdiscourse, still walks by the alley of the normative.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.titleGramatica(s): verdades e mitospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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