Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11099
Tipo: Dissertação
Título: Redefinição da Centralidade em uma Cidade Não Metropolitana: um Estudo sobre o Shopping Center em Três Lagoas-MS
Autor(es): MELISSA TAMIE TAMURA
Primeiro orientador: Patricia Helena Milani
Resumo: Com as constantes mudanças que ocorrem no espaço urbano, devido, em grande medida, às ações dos diversos agentes que o produzem e reproduzem (Corrêa, 1989) tornam-se cada vez mais perceptíveis processos urbanos que contribuem para que a sua configuração e forma sejam modificados à necessidade do modo de produção capitalista. A cidade de Três Lagoas – MS é nosso recorte espacial para o desenvolvimento desta pesquisa, considerando a cidade como parte de uma totalidade. Três Lagoas é condição e produto de processos urbanos recentes como a formação de novos centros comerciais que expressam centralidades, adotamos o Shopping Três Lagoas como objeto de nosso estudo, sem perder de vista as relações escalares. Temos como objetivo geral compreender a conformação espacial do Shopping Três Lagoas, bem como as influências, representações e funções que ele exerce na cidade de Três Lagoas, sendo a expressão de uma centralidade em meio a um processo de reestruturação da cidade. Compreendemos o shopping center como um empreendimento comercial e imobiliário (Pintaudi, 1989), que tem como uma de suas funções modificar (e fazer novas combinações) a forma e lógicas de consumo do local onde se insere. Além disso, observamos que a sua localização é estratégica, comum a estes tipos de empreendimentos que pretendem abranger consumidores também em escala regional. O Shopping Três Lagoas está situado na avenida Jamil Jorge Salomão, que dá acesso direto à BR-158 e às principais avenidas de Três Lagoas. Combinado a isso, o empreendimento também está situado em uma área de maior valorização imobiliária da cidade (setor norte), ao redor estão localizados espaços residenciais fechados destinados à classe média, majoritariamente. Consideramos, que o Shopping Três Lagoas se funda como a expressão de uma nova centralidade na cidade, que não necessariamente compete com o centro principal, mas representa uma opção de consumo e principalmente lazer para parcela significativa da população. Do ponto de vista metodológico além do levantamento bibliográfico concernente a temática da pesquisa, realizamos pesquisas em jornais e mídias locais para uma caracterização detalhada do empreendimento e trabalhos de campo com o uso das descrições e fotografias. Além destes procedimentos metodológicos, aplicamos questionários online, com frequentadores, que nos auxiliaram na compreensão do shopping center, como um espaço híbrido (Padilha, 2008), que gera contradições, modifica as formas e redireciona parte dos fluxos na cidade, produzindo uma nova área de consumo com seus próprios símbolos e significados. Palavras chaves: Centralidade urbana; Shopping Center; Reestruturação da cidade; Produção do espaço urbano; Três Lagoas-MS.
Abstract: Con los constantes cambios que ocurren en el espacio urbano, debido, en gran medida, a las acciones de los diversos agentes que lo producen y reproducen (Corrêa, 1989), se hacen visibles procesos urbanos que contribuyen a que su configuración y forma se modifiquen según sea necesario. . del modo de producción capitalista. La ciudad de Três Lagoas – MS es nuestro foco espacial para el desarrollo de esta investigación, considerando la ciudad como parte de una totalidad. Três Lagoas es condición y producto de procesos urbanos recientes, como la formación de nuevos centros comerciales que expresan centralidad. Adoptamos el Shopping Três Lagoas como objeto de nuestro estudio, sin perder de vista las relaciones escalares. Nuestro objetivo central es comprender las influencias, representaciones y funciones que asume el centro comercial en la ciudad de Três Lagoas, siendo la expresión de una centralidad en medio de un proceso de reestructuración de la ciudad. Entendemos el centro comercial como una empresa comercial e inmobiliaria (Pintaudi, 1989), que tiene como una de sus funciones modificar (y realizar nuevas combinaciones) la forma y lógica del consumo en el lugar donde se ubica. Además, destacamos que su ubicación es estratégica, común a este tipo de emprendimientos que apuntan a llegar también a los consumidores a escala regional, el Shopping Três Lagoas está ubicado en la Avenida Jamil Jorge Salomão, que da acceso directo a la BR-158 y a las principales avenidas. de Tres Lagoas. Aunado a esto, el proyecto también se ubica en una zona de mayor plusvalía inmobiliaria de la ciudad (sector norte), rodeado de espacios residenciales cerrados destinados a la clase media, en su mayoría. Consideramos que el Shopping Três Lagoas nace como expresión de una nueva centralidad en la ciudad, que no necesariamente compite con el centro principal, pero representa una opción de consumo y principalmente de ocio para una porción importante de la población. Desde el punto de vista metodológico, además del levantamiento bibliográfico sobre el tema de investigación, se realizó una investigación en periódicos y medios locales para una caracterización detallada de la empresa y el trabajo de campo mediante descripciones y fotografías. Además de estos procedimientos metodológicos, aplicamos cuestionarios en línea a los visitantes, lo que nos ayudó a comprender el centro comercial como un espacio híbrido (Padilha, 2008), que genera contradicciones, cambia de forma y redirige parte de los flujos de la ciudad, produciendo una nueva productos de consumo con sus propios símbolos y significados. Palabras clave: Centralidad urbana; Centro comercial; Reestructuración de la ciudad; Producción de espacio urbano; Três Lagoas-MS.
Palavras-chave: Centralidade urbana
Shopping Center
Reestruturação da cidade
Produção do espaço urbano
Três Lagoas-MS
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11099
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Três Lagoas)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.