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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11096
Tipo: | Tese |
Título: | As Geometrias e a Formação de Professores de Matemática: uma Terapia em quatro movimentos sobre o cenário nas Universidades Federais brasileiras entre 2021–2022 |
Autor(es): | Person Gouveia dos Santos Moreira |
Primeiro orientador: | Thiago Pedro Pinto |
Resumo: | Esta pesquisa propõe uma terapia em quatro movimentos sobre a presença e participação das geometrias na formação de professores de Matemática nas universidades federais brasileiras. Baseado na Terapia Filosófica e nos Jogos de Linguagem de Wittgenstein, o trabalho parte da observação inicial de uma hegemonia da Geometria Euclidiana em detrimento das geometrias não euclidianas, o que motivou o desenvolvimento desta investigação. Optamos inicialmente por analisar a matriz curricular dos cursos de Licenciatura em Matemática das universidades federais brasileiras, e neste levantamento, observamos que os dados apontavam para uma complexidade maior do que àquela da posição anteriormente colocada. Isso nos levou a modificar a temática da pesquisa, apontando então para como se dá a presença e a participação das geometrias na formação do professor de Matemática. Assim, optamos por organizar nossa pesquisa em movimentos terapêuticos (wittgensteinianos) que nos possibilitaram exercitar diferentes jogos de linguagem e produzir diferentes imagens sobre a temática proposta. O primeiro movimento se amparou em uma pesquisa bibliográfica sistemática tendo como orientação a seguinte pergunta: de qual(is) modo(s) participam às disciplinas de geometria nos cursos de Licenciatura em Matemática e/ou Formação de Professores de Matemática nas Universidades Federais Brasileiras. Já o segundo movimento terapêutico focou os livros didáticos utilizados na disciplina de Geometria Plana. No terceiro movimento terapêutico, colocamos a Geometria Analítica no divã e exploramos investigações bibliográficas sobre esta temática. Por fim, o quarto movimento terapêutico, abriu espaço para um agente relevante no processo de ensino/aprendizagem das geometrias: o professor. Os movimentos terapêuticos geraram diferentes imagens e jogos de linguagem, que ao final nos serviram de objeto de comparação. Os resultados indicam que, embora alguns autores apontem para uma deficiência no ensino das geometrias nas universidades federais, temos o aumento de pesquisas nesta área com cenários mais promissores; por outro lado, identificamos a prevalência de abordagens axiomáticas como referência bibliográfica principal de disciplinas de Geometria Plana; temos ainda o reconhecimento da Geometria Analítica como disciplina relevante para além dos cursos de formação de professor de Matemática; e, por fim, o entendimento de professores de geometria nos cursos de formação que não aponta para a necessidade de se ampliar a carga horária das geometrias em seus cursos de formação de professores, mas indicam mudanças causadas pela legislação, a ampliação do quadro de docentes advindos da Educação Matemática e a importância de outros espaços e projetos como importantes para o estudo de geometrias. Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e ao Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa (Hemep). |
Abstract: | This research proposes a four-movement therapy on the presence and participation of geometries in the training of Mathematics teachers at Brazilian federal universities. Based on Wittgenstein's Philosophical Therapy and Language Games, the work starts from the initial observation of a hegemony of Euclidean Geometry to the detriment of non-Euclidean geometries, which motivated the development of this investigation. We initially chose to analyze the curriculum framework of Mathematics Teacher Education programs at Brazilian federal universities. During this investigation, we observed that the data revealed a greater complexity than previously assumed. This led us to modify the research theme, focusing instead on how geometries are present and participate in the training of Mathematics teachers. Thus, we decided to organize our research into therapeutic (Wittgensteinian) movements, which allowed us to explore different language games and produce diverse perspectives on the proposed theme. The first movement was based on systematic bibliographical research guided by the following question: in which way(s) do geometry subjects participate in Mathematics Degree courses and/or Mathematics Teacher Training at Brazilian Federal Universities. The second therapeutic movement focused on the textbooks used in the Flat Geometry discipline. In the third therapeutic movement, we place Analytical Geometry on the couch and explore bibliographical investigations on this topic. Finally, the fourth therapeutic movement opened space for a relevant agent in the process of teaching/learning geometries: the teacher. The therapeutic movements generated different images and language games, which in the end served as an object of comparison. The results indicate that, although some authors point to a deficiency in the teaching of geometries at federal universities, there is a growing increase in research in this area; on the other hand, we identified the prevalence of axiomatic approaches as the main bibliographical reference for Flat Geometry disciplines; we also have the recognition of Analytical Geometry as a relevant subject beyond Mathematics teacher training courses; and, finally, the understanding of geometry teachers in training courses that does not point to the need to increase the number of geometry hours in their teacher training courses, but indicates the changes caused by legislation, the expansion of the teachers coming from Mathematics Education and the importance of other spaces and projects for the study of geometries. This research is linked to the Postgraduate Program in Mathematics Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul and the History of Mathematics Education in Research Group (Hemep). |
Palavras-chave: | Oferta de Geometria Cursos de Licenciatura em Matemática Universidades Federais brasileiras Terapia Filosófica Ensino de Geometria. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11096 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
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