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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11091
Tipo: | Tese |
Título: | O PAPEL DA MOBILIDADE COTIDIANA CAMPO-CIDADE NA RE/PRODUÇÃO ESPACIAL DAS CIDADES DE ANASTÁCIO E AQUIDAUANA-MS |
Autor(es): | Geovandir Andre Lordano |
Primeiro orientador: | Marcelino de Andrade Goncalves |
Resumo: | Esta pesquisa buscou compreender qual o papel dos moradores do campo no processo de (re)produção do espaço urbano, considerando as espacialidades e territorialidades que se constituem, tendo a mobilidade cotidiana campo-cidade enquanto mediadora destes processos e reconhecendo as diferenças e/ou as desigualdades para acesso e apropriação, tanto dos meios e formas para mobilidade quanto do espaço urbano. O recorte empírico para análise é o contexto dos municípios de Anastácio e Aquidauana, estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, fundamentada na descrição e na observação. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas distintas e complementares: a pesquisa de gabinete e a pesquisa de campo. A etapa de pesquisa de gabinete envolveu a obtenção de dados secundários, por meio de pesquisa bibliográfica, documental, eletrônica e a elaboração de produtos cartográficos. Na etapa de pesquisa de campo, utilizamos dois procedimentos em busca dos dados primários: a utilização da técnica de observação direta e a utilização da técnica de pesquisa tipo levantamento, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas contendo questões abertas e fechadas a uma amostra de 98 moradores do campo. Os dados apontam que a mobilidade cotidiana campo-cidade se desenvolve de forma mais expressiva em torno da satisfação das demandas mais essenciais à população rural, como compras para casa e compras pessoais, a despeito da busca por produtos ligados à produção agrícola, como produtos agropecuários. A comercialização da produção agrícola na cidade é mais percebida em Anastácio, em comparação com Aquidauana, em virtude de uma dinâmica de agricultura familiar mais consolidada e de incentivos como transporte exclusivo e Feira da Agricultura Familiar, que possibilitam não apenas a realização da produção no mercado consumidor, mas também espaços de sociabilidade e relação campo-cidade. A frequência dos deslocamentos e o tempo de permanência na cidade apresentam variações a partir do recorte de renda e meio de transporte utilizado nos deslocamentos, principalmente. A posse e utilização do carro próprio para os deslocamentos é fator de privilégio para a realização da mobilidade e para a apropriação do espaço urbano, enquanto a dependência em relação ao transporte coletivo campo-cidade ou a terceiros para a realização dos deslocamentos têm gerado grandes limitações à mobilidade, evidenciando um processo excludente dessas parcelas. |
Abstract: | This research aimed to understand the role of rural residents in the process of (re)production of urban space, considering the spatialities and territorialities that are constituted, with everyday rural-urban mobility as a mediator of these processes, and recognizing the differences and/or inequalities in access and appropriation, both in terms of mobility means and forms and urban space. The empirical focus for the analysis is the context of the municipalities of Anastácio and Aquidauana, in the state of Mato Grosso do Sul. It is a mixed-methods research based on description and observation. The research was developed in two distinct and complementary stages: desk research and field research. The desk research stage involved obtaining secondary data through bibliographic, documentary, and electronic research and the creation of cartographic products. In the field research stage, we used two procedures to collect primary data: the technique of direct observation and the survey research technique, conducting semi-structured interviews with open and closed questions with a sample of 98 rural residents. The data indicate that daily rural-urban mobility develops more significantly around meeting the essential needs of the rural population, such as household and personal shopping, rather than seeking products related to agricultural production, such as agricultural supplies. The commercialization of agricultural production in the city is more noticeable in Anastácio compared to Aquidauana, due to a more consolidated dynamic of family farming and incentives such as exclusive transportation and the Family Farming Market, which enable not only the realization of production in the consumer market but also spaces for sociability and rural-urban relations. The frequency of travel and the time spent in the city vary mainly based on income and the means of transportation used for the trips. Owning and using a private car for commuting is a privilege for mobility and urban space appropriation, while dependency on rural-urban public transportation or third parties for commuting has led to significant mobility limitations, highlighting an exclusionary process for these segments. |
Palavras-chave: | Mobilidade espacial. Produção do espaço urbano. Urbanização e novas ruralidades. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11091 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Três Lagoas) |
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