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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL COMO GRADUANDA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMS/CPan
Autor(es): CAMILA AMORIM DOS SANTOS DE OLIVEIRA
Primeiro orientador: ROSIMARA SILVA CORREIA
Resumo: O presente relatório consiste em compartilhar as experiências vividas durante as atividades propostas pela disciplina Estágio Obrigatório na Educação Infantil. As atividades que serão relatadas ocorreram na sala do Nível II durante o turno da tarde, na unidade pública no município de Corumbá-MS. Na sala de aula estava presente uma professora regente, uma professora auxiliar e uma estagiária do curso de Pedagogia, a autora deste relatório. O estágio foi realizado em parceria com a professora supervisora e professora orientadora da disciplina de Estágio Obrigatório da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. A base foi um Projeto de Intervenção que por meio do brincar e de interações de qualidade realizou-se contações de história para que as crianças aprendessem, sendo uma forma de contribuição para o seu desenvolvimento. As interações com as crianças foram permeadas pelo sentimento de confiança construído ao longo das vivências por meio das aproximações, dos diálogos e do brincar. O planejamento, as ações e as interações do estágio se tornaram possíveis a partir das teorias estudadas, das observações e dos diálogos construídos durante todo processo formativo, seja na universidade ou na instituição de Educação Infantil. Como principais discussões e resultados, destacamos a realização do Projeto de Intervenção, cuja base foi a Teoria Histórico Cultural e a Pedagogia Freireana com foco nas interações de qualidade e no despertar da curiosidade epistemológica. Destaco como resultado a ampliação de oportunidades de expressão oral por meio de escuta e recontos de histórias; aumento do repertório de narrativas; escuta atenta, desenvolvimento de uma relação prazerosa com a leitura e com a exploração do texto; demonstração de preferência por determinadas histórias e personagens e enriquecimento do vocabulário.
Abstract: This report consists of sharing the experiences lived during the activities proposed by the subject Mandatory Internship in Early Childhood Education. The activities that will be reported took place in the Level II classroom during the afternoon shift, at the public unit in the city of Corumbá-MS. The classroom was attended by a teacher, an assistant teacher and an intern from the Pedagogy course, the author of this report. The internship was carried out in partnership with the supervising teacher and advisor of the Mandatory Internship subject at the Federal University of Mato Grosso do Sul. The basis was an Intervention Project that, through play and quality interactions, carried out storytelling so that the children could learn, as a way of contributing to their development. The interactions with the children were permeated by the feeling of trust built throughout the experiences through approaches, dialogues and play. The planning, actions and interactions of the internship were made possible based on the theories studied, observations and dialogues constructed throughout the training process, whether at the university or at the Early Childhood Education institution. As the main discussions and results, we highlight the implementation of the Intervention Project, which was based on the Historical Cultural Theory and Freirean Pedagogy with a focus on quality interactions and the awakening of epistemological curiosity. I highlight as a result the expansion of opportunities for oral expression through listening and retelling stories; an increase in the repertoire of narratives; attentive listening, development of a pleasurable relationship with reading and exploring the text; demonstration of preference for certain stories and characters and enrichment of vocabulary.
Palavras-chave: Educação Infantil
contação de história
estágio obrigatório
formação.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11088
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAN)

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