Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11003
Tipo: | Dissertação |
Título: | O gênero textual dicionário no ensino de português como língua materna: uma proposta didática destinada a alunos de 8º ano |
Autor(es): | Cleide Aparecida Nunes Siqueira |
Primeiro orientador: | Renato Rodrigues Pereira |
Resumo: | RESUMO SIQUEIRA, Cleide Aparecida Nunes. O gênero dicionário no ensino de português como língua materna: uma proposta didática destinada a alunos do 8º ano. Três Lagoas: Câmpus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2024. 73 f. (Dissertação de Mestrado Profissional em Letras). Ao desenvolvermos atividades na prática da escrita, da interpretação de textos, da leitura e da oralidade observarmos a acentuada permanência de dificuldades que os alunos de LP do 8º ano do EF II ainda carregavam, considerando as habilidades linguísticas almejadas pelos documentos normativos e norteadores da educação brasileira para as séries finais do EF II (8º e 9º anos). Propusemos, neste trabalho, o uso contínuo e sistematizado do dicionário enquanto gênero textual como sendo um material didático que, atrelado a outros gêneros, muito pode vir a contribuir com a aquisição, o desenvolvimento e a ampliação de competências linguísticas dos estudantes nessa fase escolar, desde que seja conscientemente apresentado em todo o seu exponencial pelos professores de LP como língua materna. Discutimos também sobre a importância da escola, como mediadora, para oportunizar o acesso dos estudantes aos mais diversos gêneros textuais existentes na sociedade como meio de ampliação linguística dos estudantes. Consideramos a importância da Lexicografia e da Lexicografia Pedagógica na formação dos profissionais de Letras, como um diferencial que pode influenciar na metodologia desses professores, no que se refere ao ensino do léxico. Por fim, sugerimos uma Sequência de Atividades (SA), tendo como base o dicionário escolar, dividida em duas etapas: a primeira parte para a apresentação da macroestrutura do dicionário aos estudantes de 8º ano e a segunda para o desenvolvimento de atividades que visem à ampliação do aprendizado da Língua Portuguesa nas suas formas ortográficas, morfológicas e semânticas. Para tanto, tivemos como objetivos específicos: i) discutir sobre a importância da escola na aquisição e ampliação linguística dos estudantes; ii) discorrer sobre o que consta nos documentos oficiais em relação às habilidades linguísticas que os estudantes precisam ou deveriam adquirir nos anos finais da etapa do Ensino Fundamental, com foco para os alunos que se encontram no 8º ano; iii) propor o uso do dicionário escolar enquanto gênero textual no 8º ano do EF II que, entrelaçado a outros gêneros, muito pode contribuir no processo de ensino e de aprendizagem de português como língua materna e em cntexto escolar;iv) enfatizar a importância da Lexicografia na formação do profissional de Letras; v) elaborar uma SA estruturada em duas etapas, sendo a primeira destinada a conhecimentos relacionados ao dicionário como gênero textual e a segunda direcionada às atividades que visam ao desenvolvimento da competência linguística nas habilidades básicas que os alunos precisam desenvolver durante o processo de aquisição e aprendizagem de sua língua materna no 8º ano do EF II; vi) contribuir com mais um material de apoio aos colegas professores do Ensino Fundamental das séries finais. Palavras-chave: dicionário escolar; competência linguística; sequência de atividades. |
Abstract: | ABSTRACT SIQUEIRA, Cleide Aparecida Nunes. The dictionary genre in the teaching of portuguese as a mother language: a didactic proposal for 8th grade students. Três Lagoas: Três Lagoas Campus of the Federal University of Mato Grosso do Sul. 2024. 73 f. (Professional Master's Dissertation in Letters) When developing activities in the practice of writing, text interpretation, reading and speaking, we observed the marked persistence of difficulties that 8th grade LP students in EF II still had and considering the linguistic skills desired by the normative and guiding documents of Brazilian education for the final grades of EF II (8th and 9th grades). We proposed, in this work, the continuous and systematic use of the dictionary as a textual genre as a teaching material that, linked to other genres, can greatly contribute to the acquisition, development and expansion of students' linguistic skills at this school stage, as long as it is consciously presented in its entirety by LP teachers as their mother tongue. We also discussed the importance of the school as, a mediator, to provide students with access to the most diverse textual genres existing in society as a means of expanding their linguistic skills. We consider the importance of Lexicography and Pedagogical Lexicography in the training of professionals in the field of Literature as a differential that can influence the methodology of these teachers with regard to teaching the lexicon. Finally, we suggest a Sequence of Activities (SA), based on the school dictionary, divided into two stages: the first part for the presentation of the macrostructure of the dictionary to 8th grade students and the second for the development of activities that aim to expand the learning of the Portuguese language in its orthographic, morphological and semantic forms. To this end, our specific objectives were: i) to discuss the importance of school in the acquisition and expansion of students' linguistic skills; ii) to discuss what is stated in official documents to in relation to linguistic skills that students need or should acquire in the final years of Elementary School, focusing on students in the 8th grade; iii) propose the use of the school dictionary as a textual genre in the 8th year of EF II, which, intertwined with other genres, can greatly contribute to the process of teaching and learning Portuguese as a mother tongue and in a school context; iv) emphasize the importance of Lexicography in the training of the Language and Literature professional; v) develop a SA structured in two stages, the first aimed at knowledge related to the dictionary as a textual genre and the second directed at activities that aim to develop linguistic competence in the basic skills that students need to develop during the process of acquiring and learning their mother tongue in the 8th year of EF II; vi) contribute with another support material to fellow Elementary School teachers in the final grades. Keywords: school dictionary; linguistic competence; sequence of activities. |
Palavras-chave: | dicionário escolar competência linguística sequência de atividades |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11003 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertação Cleide Aparecida Nunes Siqueira - PROFLETRAS - UFMS - 2024.pdf | 993,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.