Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10981
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Mais vale a gente colocar no Instagram o nosso trabalho que no Lattes”
Autor(es): LUCAS JIAQI TAI
Primeiro orientador: VANESSA CATHERINA NEUMANN FIGUEIREDO
Resumo: O trabalho consiste em uma análise qualitativa de dados obtidos por meio de uma Iniciação Científica com fomento da Fundect, a fim de conhecer e compreender os aspectos intersubjetivos e intrapsíquicos da organização do trabalho relacionados ao sofrimento de docentes do ensino superior de uma universidade pública. Junto a isso, também buscou-se identificar a existência de estratégias defensivas coletivas que poderiam existir frente aos desafios no trabalho. Dessa forma, foi possível realizar uma discussão a respeito da importância do reconhecimento dos pares no ambiente laboral, assim como outros fatores da mobilização subjetiva diante do sofrimento, assim como os efeitos de uma gestão gerencialista na organização do trabalho.
Abstract: The study consists in a qualitative analysis of data that was obtained through a Scientific Initiation project funded by Fundect, aiming to explore and understand the intersubjective and intrapsychic aspects of work organization related to the distress of higher education professors at a public university. Additionally, the research also sought to identify the existence of collective defensive strategies that might arise in response to workplace challenges. This approach enabled a discussion on the importance of peer recognition in the work environment, along with other factors of subjective mobilization in the face of distress, as well as the effects of managerialist management on the work organization.
Palavras-chave: Psicodinâmica do Trabalho
Saúde Mental
Sofrimento
Ensino Superior
Trabalho
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10981
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Psicologia - Bacharelado (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
17167.pdf429,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.