Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10966
Tipo: | Tese |
Título: | Um olhar historiográfico da BNCC no período de 2015 a 2018: que álgebra é proposta? |
Autor(es): | Adriano Da Fonseca Melo |
Primeiro orientador: | Edilene Simoes Costa dos Santos |
Resumo: | Esta tese trata do movimento de constituição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como das seleções de conhecimentos a serem candidatos a estabelecerem saberes a serem trabalhados com os estudantes dos Anos Finais do Ensino de Fundamental no eixo temático álgebra. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e de cunho histórico, na qual utilizamos a pesquisa documental para a coleta de informações, assim procuramos analisar possíveis transformações dos saberes a ensinar álgebra no processo de constituição da Base Nacional Comum Curricular, para os anos finais do Ensino Fundamental, a partir da visão dos redatores e leitores críticos na elaboração desse documento. Para direcionar o trabalho investigativo buscamos responder à questão: como podem ser interpretadas as transformações dos saberes ao ensino de álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental, desde a elaboração até a implementação da Base Nacional Comum Curricular, levando em consideração os pareceres dos redatores e os apontamentos dos “leitores críticos” do documento? Nesse sentido, recorremos a pesquisadores que buscam estabelecer bases para um olhar histórico a partir da História do Tempo Presente em que o passado, presente e futuro apresentam uma fronteira tênue, visto que o olhar do historiador está direcionado para eventos que estão acontecendo e não se tem como definir os resultados da ação. Os agentes das ações buscam aporte no seu espaço de experiências e nas suas expectativas de futuro estabelecendo um horizonte de expectativa, mas o agir pode ser mobilizado por conflitos provocados pelos impactos de gerações assim como pelas demandas sociais. Nesse caso, a BNCC surge primeiro como uma demanda ‘social’ representada por documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Base, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e o Plano Nacional de Educação, partir da premissa que esses documentos na sua elaboração teve a participação de segmentos da sociedade. Ainda, a BNCC no seu processo de constituição teve momentos de consulta pública, nos quais a sociedade teve a oportunidade de participar, contudo as análises levam a inferir que o texto da Base apresenta ideias que tendem para um lado da sociedade e não contempla todas as contribuições. Dentre segmentos que tiveram ideias contempladas estão instituições vinculadas a grupos empresariais e outras instituições internacionais convidadas para acompanhar todo o processo. Em relação ao conhecimento matemático, nota-se que por meio dos textos introdutórios da Área, das competências específicas da área, dos objetivos na primeira e segunda versão e habilidades na versão final tiveram mudanças na seleção, na graduação do conteúdo algébrico, sinalizando que em cada versão pode-se identificar um programa de ensino proposto. Essas mudanças caracterizamos como conversões de graduação, já que de uma versão para outra, os redatores retomam o processo de seleção e graduação para reescrever tanto o texto introdutório como a distribuição de conhecimentos do campo algébrico dentro dos anos escolares. Finalmente, a versão final apresenta objetos de conhecimentos para o eixo temático álgebra que perpassa desde a álgebra como aritmética generalizada passando pela álgebra como estudo de procedimentos para resolver problemas, estudo de relações entre grandezas e o estudo de estruturas, para isso os redatores indicam a importância de o estudante compreender os diferentes usos da letra como incógnita, como variável e como número indeterminado. Palavras – Chave: Base Nacional Comum Curricular; Saberes a ensinar; Saberes para ensinar; História do tempo presente; Álgebra. |
Abstract: | This thesis deals with the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) formation movement, as well as the knowledge selections to be candidate to establish the knowledge to be developed with basic education students on algebra thematic axis. This research has a qualitative and historical approach, in which we used documentary research to collect information, thus seeking to analyze possible transformations of knowledge in algebra teaching during the process of establishing the Base Nacional Comum Curricular for the basic education, based on the writers and critical readers view in the preparation of this document. To direct the investigative work, we seek to answer the question: how can the transformations of knowledge in the algebra teaching in basic education be interpreted, from the elaboration to the implementation of the Base Nacional Comum Curricular, taking into account the opinions of the editors and the notes from de the ‘critical readers’ of the document? In this regard, we resorted to researchers who seek to establish basis for a historical view based on the Present Time History, in which the past, present and future present a tenuous border, since the historian’s view is directed to the events that are happening and there is no way to define the action results. The agents of the actions seek input from their space of experiences and their expectations for the future, establishing a horizon of expectation, although the act can be mobilized by conflicts caused by the impacts of generations as well as by social demands. In this case, BNCC first emerges as a social demand represented by official documents, such as the Law of Directive and Basis for Education, the National Curricular Guidelines for Basic Education and the National Education Plan, starting from the premise that these documents elaboration had the society segments participation. Moreover, BNCC in its constitution process had moments of public consultation in which the society had the opportunity to participate, however the analysis might infer that the BNCC text present ideas that tend to one side of the society and do not consider all of its contributions. Among the segments that had ideas that were considered are institutions linked to business groups and other international institutions invited to monitor the entire process. In regard to the mathematical knowledge, it is noted that through the introductory texts of the area, the specific skills, the objectives in the first and second version and the skills in the final version that there were changes in the selection and the graduation of the algebraic content, signaling that in each version a proposed teaching program can be identified. We characterize these changes as graduation conversions, since from one version to another, the writers resume the selection and graduation process to rewrite both the introductory text and the distribution of knowledge in the algebraic field within the school years. Finally, the final version presents objects of knowledge for the algebra thematic axis that ranges from algebra as generalized arithmetic passing through algebra as the study of procedures for solving problems, the relationship between quantities and structure. In this regard, the editors indicate that it is important for the student to understand the different uses of the letter as unknown, variable and indeterminate number. Keywords: Base Nacional Comum Curricular; Knowing how to teach; Knowledge to teach; History of the present time; Algebra |
Palavras-chave: | Base Nacional Comum Curricular Saberes a ensinar Saberes para ensinar História do Tempo Presente. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10966 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese_Final_Adriano_Fonseca_Melo.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.