Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10960
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dc.creatorThauanna Correa Mendonca Vilhalba-
dc.date.accessioned2024-12-19T00:26:11Z-
dc.date.available2024-12-19T00:26:11Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10960-
dc.description.abstractThe use of Scientific Dissemination Texts (SDT) in Chemistry education and teacher training is a recurring theme in research in the field of science education. In this context, considering the importance of promoting the reading of SDTs in the initial training of Chemistry teachers, this study aims to analyze the readings and the discourses appropriated by pre-service teachers during the preparation of lesson plans and the implementation of simulated lessons involving the use of SDT, in the context of the "Chemistry Education Practice III" component. This work is structured into three scientific articles, namely: Article 1 – An overview of scientific production on the use of Scientific Dissemination Texts in science education; Article 2 – The reading habits in the training of Chemistry pre-service teachers at UFMS; and Article 3 – Scientific Dissemination Texts in Chemistry Education: an analysis of their use by pre-service teachers in simulated lessons. Article 1 presents an overview of research related to the use of SDT in basic education contexts and teacher training in science education. Article 2 presents the reading profile of Chemistry pre-service teachers at UFMS, including perceptions about teaching, knowledge of discourses, and reading motivations. Article 3 presents an analysis of the different types of reading and discourses mobilized by pre-service teachers in planning activities and simulated lessons involving SDT in their lessons, within the context of the "Chemistry Education Practice III" component. Thus, this master's research is classified as a qualitative, participatory approach, with data obtained from questionnaires, lesson plans, simulated lessons, and interviews. The data were analyzed in light of French discourse analysis. As results, it was found that the pre-service teachers participating in this research had difficulties distinguishing between scientific and Scientific Dissemination discourses. Regarding reading motivations, most participants prioritize reading academic materials involving scientific discourse, as opposed to reading para-academic materials involving Scientific Dissemination discourse. Regarding the planning and development of lessons with SDT, the predominance of reading for information was observed. When analyzing the predominant type of discourse in each lesson, the occurrence of the three types proposed by Orlandi was identified: authoritarian, controversial, and playful discourse. Finally, recognizing the teacher as an agent capable of influencing and transforming the act of reading, this study contributes to the debate on the importance of encouraging and valuing reading experiences of Scientific Dissemination in the training of Chemistry teachers.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEnsino de Química. Formação de Professores. Leitura. Discurso-
dc.titleA LEITURA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA UFMSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Daniele Correia-
dc.description.resumoO uso de textos de divulgação científica (TDC) no ensino de Química e na formação de professores é tema recorrente em pesquisas na área de ensino de ciências. Nesse contexto, considerando a importância da difusão da leitura de TDC na formação inicial de professores de Química, este estudo tem como objetivo analisar as leituras e os discurso apropriados, por licenciandos, durante a elaboração de planos de aula e a realização de aulas simuladas envolvendo uso de TDC, no contexto do componente de Prática em Educação Química III. Este trabalho está estruturado em três artigos científicos, a saber: artigo 1 – Um panorama da produção científica sobre o uso de textos de divulgação científica na área de ensino de ciências; artigo 2 - O Hábito de Leitura na Formação dos Licenciandos em Química da UFMS; e artigo 3 – Textos de Divulgação Científica no Ensino de Química: uma análise do uso por licenciandos em aulas simuladas. O artigo 1, apresenta o panorama das pesquisas referentes ao uso do TDC nos contextos da educação básica e na formação de professores da área de ensino de ciências. O artigo 2, apresenta o perfil de leitura dos licenciandos em Química da UFMS, incluindo percepções sobre a docência, conhecimento sobre discursos e motivações de leitura. Já artigo 3, apresenta a análise dos diferentes tipos de leitura e dos discursos mobilizados, por licenciandos, em atividades de planejamento e aulas simuladas envolvendo TDC em suas aulas, no contexto do componente de Prática em Educação Química III. Assim, esta pesquisa de mestrado se classifica como de abordagem qualitativa do tipo participante, sendo que os dados foram obtidos a partir de questionário, planos de aula, aulas simuladas e entrevista. Os dados foram analisados à luz da análise de discurso de linha francesa. Como resultados, constatou-se que os licenciandos participantes desta pesquisa apresentaram dificuldades para discriminar os tipos de discursos científico e de divulgação científica. Com relação às motivações para a leitura, a maioria dos participantes prioriza a leitura de materiais acadêmicos envolvendo o discurso científico, em detrimento da leitura de materiais paradidáticos envolvendo o discurso de divulgação científica. No que se refere ao planejamento e desenvolvimento de aulas com TDC, verificou-se a predominância da leitura em busca por informação. Ao analisar o tipo de discurso predominante em cada aula, foi identificada a ocorrência dos três tipos propostos por Orlandi: discurso autoritário, polêmico e lúdico. Por fim, ao reconhecer o professor como um agente capaz de influenciar e transformar o ato de ler, este estudo contribui para o debate sobre a importância do incentivo e valorização de experiências de leitura sobre divulgação científica na formação de professores de Química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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