Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10855
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Relato de Experiência no programa Residência Pedagógica: Projeto Pantanal |
Autor(es): | GIOVANA DE SOUZA SALES |
Primeiro orientador: | SILVANA ALVES DA SILVA BISPO |
Resumo: | Este relato de experiência tem como objetivo apresentar a vivência de seis meses de participação no programa Residência Pedagógica iniciado em dezembro de 2023 e finalizado em maio de 2024, uma iniciativa do Ministério da Educação que busca complementar a formação de futuros professores, proporcionando uma imersão prática em sala de aula. Realizado com uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental I, em Três Lagoas-MS. O projeto concentrou-se na prática de alfabetização envolvendo questões ambientais. especificamente sobre o bioma Pantanal. Ao longo do processo, foram implementadas atividades interativas, como a confecção de esculturas em argila, visitas virtuais ao Bioparque do Pantanal e a elaboração de cartazes sobre a preservação ambiental. Este relato de experiência discute as metodologias adotadas, os desafios enfrentados e os impactos na formação docente, evidenciando o valor da prática educativa que coloca o aluno no centro do aprendizado e fomenta um ensino significativo. A fundamentação teórica utilizada foi Freire (1996), Pimenta e Lima (2011), Soares (2003), Vygotsky (1984). Conclui-se que participar deste programa foi uma experiência única, onde aprendi a de fato trabalhar em uma sala de alfabetização e a ser professora. |
Abstract: | This experience report aims to present the experience of six months of participation in the Pedagogical Residency program that began in December 2023 and ended in May 2024, an initiative by the Ministry of Education that seeks to complement the training of future teachers, providing a practical study in the classroom. Carried out with a 1st year class of Elementary School I, in Três Lagoas-MS. The project focused on literacy practice involving environmental issues. specifically about the Pantanal biome. Throughout the process, interactive activities were renewed, such as the making of clay sculptures, virtual visits to the Pantanal Biopark and the creation of posters about environmental preservation. This experience report discusses the methodologies imposed, the challenges faced and the impacts on teacher training, highlighting the value of educational practice that places the student at the center of learning and encourages meaningful teaching. The theoretical foundation used was Freire (1996), Pimenta e Lima (2011), Soares (2003), Vygotsky (1984). In conclusion, participating in this program was a unique experience, where I learned how to actually work in a literacy classroom and be a teacher. |
Palavras-chave: | Programa Residência Pedagógica Praticas de Alfabetização Bioma Pantanal |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10855 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
21216.pdf | 310,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.