Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1084
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Professor e aluno compartilhando da experiência de ensino-aprendizagem: a disciplina de enfermagem pediátrica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título(s) alternativo(s): Teacher and learner sharing the teaching-learning experience: the pediatric nursing course at Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brazil
Autor(es): Pettengill, Myriam Aparecida Mandetta
Nunes, Cristina Brandt
Barbosa, Maria Angélica Marchetti
Abstract: As autoras apresentam a experiência de ensino de enfermagem pediátrica na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Realizaram análise qualitativa das avaliações dos alunos no ano de 2000, das quais emergiram duas categorias: 'sendo uma experiência diferente' e 'modificando o olhar para a criança e família'. Concluem que a opção pela abordagem de ensino centrada na pessoa tem sido fundamental para que o aluno consiga alcançar autonomia pessoal e profissional.
ABSTRACT - The authors present the experience of teaching pediatric nursing at the Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brazil. They carried out a qualitative analysis of the learners' evaluation for the year 2000, from which two categories emerged: "being a different experience" and "changing the way the learners see the child and the family". They conclude that choosing the person-centered teaching approach has been of fundamental importance for the learner to achieve personal and professional autonomy.
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Teaching
Learning
Students, Nursing
Education, Nursing
Editor: Revista Latino-Americana de Enfermagem
Citação: PETTENGILL, Myriam A. Mandetta; NUNES, Cristina Brandt; BARBOSA, Maria Angélica Marchetti. Professor e aluno compartilhando da experiência de ensino-aprendizagem: a disciplina de enfermagem pediátrica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 11, n. 4, ago. 2003 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692003000400007&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 29 fev. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692003000400007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692003000400007
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1084
Data do documento: 2003
Aparece nas coleções:CCBS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Professor e aluno compartilhando.pdf39,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.