Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1084
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Professor e aluno compartilhando da experiência de ensino-aprendizagem: a disciplina de enfermagem pediátrica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Título(s) alternativo(s): | Teacher and learner sharing the teaching-learning experience: the pediatric nursing course at Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brazil |
Autor(es): | Pettengill, Myriam Aparecida Mandetta Nunes, Cristina Brandt Barbosa, Maria Angélica Marchetti |
Abstract: | As autoras apresentam a experiência de ensino de enfermagem pediátrica na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Realizaram análise qualitativa das avaliações dos alunos no ano de 2000, das quais emergiram duas categorias: 'sendo uma experiência diferente' e 'modificando o olhar para a criança e família'. Concluem que a opção pela abordagem de ensino centrada na pessoa tem sido fundamental para que o aluno consiga alcançar autonomia pessoal e profissional. ABSTRACT - The authors present the experience of teaching pediatric nursing at the Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brazil. They carried out a qualitative analysis of the learners' evaluation for the year 2000, from which two categories emerged: "being a different experience" and "changing the way the learners see the child and the family". They conclude that choosing the person-centered teaching approach has been of fundamental importance for the learner to achieve personal and professional autonomy. |
Palavras-chave: | Ensino Aprendizagem Estudantes de Enfermagem Educação em Enfermagem Teaching Learning Students, Nursing Education, Nursing |
Editor: | Revista Latino-Americana de Enfermagem |
Citação: | PETTENGILL, Myriam A. Mandetta; NUNES, Cristina Brandt; BARBOSA, Maria Angélica Marchetti. Professor e aluno compartilhando da experiência de ensino-aprendizagem: a disciplina de enfermagem pediátrica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 11, n. 4, ago. 2003 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692003000400007&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 29 fev. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692003000400007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692003000400007 |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1084 |
Data do documento: | 2003 |
Aparece nas coleções: | CCBS - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Professor e aluno compartilhando.pdf | 39,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.