Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10818
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AS VIVÊNCIAS DO PIBID E A FORMAÇÃO DA AUTONOMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): JÚLIA ANTUNES DA COSTA
Primeiro orientador: REGINA APARECIDA MARQUES DE SOUZA
Resumo: O presente artigo tem a finalidade de apresentar um relato de experiência sobre as vivências realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Três Lagoas. O objetivo geral foi de analisar e relatar as experiências vivenciadas no âmbito do PIBID, destacando as atividades relacionadas ao desenvolvimento das práticas de cultura escrita em crianças do 1º ano do ensino fundamental, com base nas primeiras leituras e estudos da teoria histórico-cultural, nas técnicas de Freinet e nos instrumentos de pilotagem do Movimento da Escola Moderna Portuguesa. Foram realizados trabalhos colaborativos junto ao professor alfabetizador, totalizando 32 horas mensais durante um período de 18 meses, englobando observação, participação, planejamento e desenvolvimento da docência. Realizamos intervenções para trabalhar com as crianças as práticas da cultura escrita, que foram desenvolvidas durante todos os encontros em sala de aula, utilizando estratégias participativas diretas das crianças, associadas a diversos recursos didáticos. A experiência permitiu conhecer as especificidades das crianças e planejar orientações compreensíveis e significativas para elas.
Abstract: THE EXPERIENCES OF PIBID AND THE FORMATION OF AUTONOMY IN THE LITERACY PROCESS: EXPERIENCE REPORTTHE EXPERIENCES OF PIBID AND THE FORMATION OF AUTONOMY IN THE LITERACY PROCESS: EXPERIENCE REPORT
Palavras-chave: PIBID
Práticas da cultura escrita
Teoria histórico-cultural
técnicas de Freinet
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10818
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
21324.pdf497,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.