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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10813
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | UMA APROXIMAÇÃO À POLÍTICA DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DOCENTE EM MATO GROSSO DO SUL A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES |
Autor(es): | TAMIRYS FERREIRA DE SANTANA |
Primeiro orientador: | ALESSANDRA BERTASI NASCIMENTO |
Resumo: | O artigo apresenta uma análise das políticas de carreira e remuneração de docentes da rede pública estadual de educação básica em Mato Grosso do Sul, no período de 2014 a 2023, em um contexto de transformações políticas e ideológicas no Brasil. Realizado por meio de levantamento no Portal de Periódico da CAPES, reuniu três dissertações. Os resultados destacam a influência de marcos legais nacionais na valorização de docentes no âmbito da carreira e remuneração; a importância do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos/as Profissionais da Educação como mecanismo de financiamento essencial para a educação básica e a importância dos tensionamentos gerados pela categoria docente por meio da associação sindical. O estudo evidencia a complexidade e os desafios associados à valorização de docentes, considerando as variáveis políticas, legais e sociais que influenciam as políticas educacionais no estado. |
Abstract: | The article presents an analysis of career and remuneration policies for teachers in the state public basic education network in Mato Grosso do Sul, from 2014 to 2023, in a context of political and ideological transformations in Brazil. The study was carried out through a survey on the CAPES Journal Portal and brought together three dissertations. The results highlight the influence of national legal frameworks in valuing teachers in terms of career and remuneration; the importance of the Fund for the Maintenance and Development of Basic Education and Valorization of Education Professionals as an essential funding mechanism for basic education and the importance of the tensions generated by the teaching category through union association. The study highlights the complexity and challenges associated with valuing teachers, considering the political, legal and social variables that influence educational policies in the state. |
Palavras-chave: | Carreira Remuneração docente Valorização |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10813 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | História - Licenciatura (CPNA) |
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