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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO NAS PESQUISAS STRICTO SENSU SOBRE EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM INSTRUMENTO DE PESQUISA
Autor(es): ANALICE GUEDES DE LIMA
Primeiro orientador: VIVIANNY BESSAO DE ASSIS
Resumo: Esta pesquisa teve como tema a inclusão e a literatura infantil nas pesquisas stricto sensu brasileiras, com foco em sua representação nas teses e dissertações nacionais. O objetivo principal foi organizar um instrumento de pesquisa que sistematizasse estudos sobre a interseção entre literatura infantil e inclusão. A metodologia adotada foi histórico-documental, fundamentada em autores como Mortatti (1999) e Bellotto (1979), e as análises basearam-se em referenciais teóricos de inclusão, como Mantoan (2003), e de literatura, como Mortatti (2001; 2008) e Candido (2002). A partir de dados coletados nas plataformas CAPES e BDTD, foram localizados 17 estudos, organizados em quatro grandes temas: a produção de livros acessíveis, a representação da deficiência, a literatura infantil como estratégia de inclusão social e a relação entre literatura infantil e ensino de matemática para crianças com deficiência. Esses trabalhos, produzidos majoritariamente entre 2008 e 2023, refletem um crescimento contínuo de interesse pelo tema, com destaque para a região sudeste. Os resultados evidenciam que a Literatura Infantil exerce papel transformador no contexto educacional inclusivo, promovendo a empatia, o respeito às diferenças e o fortalecimento de práticas pedagógicas acessíveis. As pesquisas também apontaram desafios, como a necessidade de mais formação docente e materiais adaptados para diversas deficiências. Este estudo oferece uma possibilidade para aprofundar reflexões e práticas relacionadas à inclusão por meio da literatura infantil.
Abstract: This research had as its theme the inclusion and children's literature in Brazilian stricto sensu research, focusing on its representation in national theses and dissertations. The main objective was to organize a research instrument that systematized studies on the intersection between children's literature and inclusion. The methodology adopted was historical-documentary, based on authors such as Mortatti (1999) and Bellotto (1979), and the analyzes were based on theoretical references of inclusion, such as Mantoan (2003), and literature, such as Mortatti (2001; 2008 ) and Candido (2002). Based on data collected on the CAPES and BDTD platforms, 17 studies were located, organized into four major themes: the production of accessible books, the representation of disability, children's literature as a strategy for social inclusion and the relationship between children's literature and teaching mathematics for children with disabilities. These works, mostly produced between 2008 and 2023, reflect a continuous growth of interest in the topic, with emphasis on the southeast region. The results show that Children's Literature plays a transformative role in the inclusive educational context, promoting empathy, respect for differences and strengthening accessible pedagogical practices. The research also highlighted challenges, such as the need for more teacher training and materials adapted for various disabilities. This study offers a possibility to deepen reflections and practices related to inclusion through children's literature.
Palavras-chave: História da Educação
história da Literatura infantil
inclusão
instrumento de pesquisa.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10801
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

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