Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10693
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Entre versos e cores: o universo periférico do rap no ensino de artes visuais |
Autor(es): | GABRIEL MENDES DOS REIS |
Primeiro orientador: | PAULO CESAR ANTONINI DE SOUZA |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar a contribuição do rap para o ensino de artes visuais nas escolas da rede pública, promovendo a valorização da cultura e estética periférica. A pesquisa inicia com uma análise estética de obras relacionadas ao rap, explorando a relação entre o gênero musical e as artes visuais. Em seguida, adota-se uma abordagem qualitativa, baseada na fenomenologia, para compreender as experiências de docentes da rede pública de ensino sobre a inserção da cultura periférica em suas práticas pedagógicas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas, cujas respostas foram demonstradas a partir de três categorias principais: A) Eu escolhi fazer isso ; B) Para quem eu estou dando aula?; C) A gente tem que trabalhar isso sempre, né?. Os resultados indicam que a incorporação da cultura periférica no ensino de artes visuais contribui para uma prática pedagógica mais inclusiva e reflexiva, que valoriza a identidade cultural dos estudantes. |
Abstract: | This thesis investigates the contribution of rap music to visual arts education in public schools, emphasizing the appreciation of peripheral culture and aesthetics. The research begins with an aesthetic analysis of works related to rap, examining the relationship between this musical genre and visual arts. A qualitative approach grounded in phenomenology is then employed to understand the experiences of public school teachers regarding the inclusion of peripheral culture in their pedagogical practices. Data were collected through semi-structured interviews, with responses categorized into three main themes: (A) "I chose to do this"; (B) "Who am I teaching?"; and (C) "We have to work on this constantly, right?" The findings reveal that integrating peripheral culture into visual arts education fosters a more inclusive and reflective pedagogical practice, valuing students' cultural identities. |
Palavras-chave: | cultura periférica interdisciplinaridade rede pública de ensino moda streetware |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10693 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Artes Visuais - Licenciatura (FAALC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
19356.pdf | 14,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.