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dc.creatorGABRIEL MENDES DOS REIS-
dc.date.accessioned2024-12-10T02:59:19Z-
dc.date.available2024-12-10T02:59:19Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10693-
dc.description.abstractThis thesis investigates the contribution of rap music to visual arts education in public schools, emphasizing the appreciation of peripheral culture and aesthetics. The research begins with an aesthetic analysis of works related to rap, examining the relationship between this musical genre and visual arts. A qualitative approach grounded in phenomenology is then employed to understand the experiences of public school teachers regarding the inclusion of peripheral culture in their pedagogical practices. Data were collected through semi-structured interviews, with responses categorized into three main themes: (A) "I chose to do this"; (B) "Who am I teaching?"; and (C) "We have to work on this constantly, right?" The findings reveal that integrating peripheral culture into visual arts education fosters a more inclusive and reflective pedagogical practice, valuing students' cultural identities.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcultura periférica-
dc.subjectinterdisciplinaridade-
dc.subjectrede pública de ensino-
dc.subjectmoda streetware-
dc.subject.classificationArtespt_BR
dc.titleEntre versos e cores: o universo periférico do rap no ensino de artes visuaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1PAULO CESAR ANTONINI DE SOUZA-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar a contribuição do rap para o ensino de artes visuais nas escolas da rede pública, promovendo a valorização da cultura e estética periférica. A pesquisa inicia com uma análise estética de obras relacionadas ao rap, explorando a relação entre o gênero musical e as artes visuais. Em seguida, adota-se uma abordagem qualitativa, baseada na fenomenologia, para compreender as experiências de docentes da rede pública de ensino sobre a inserção da cultura periférica em suas práticas pedagógicas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas, cujas respostas foram demonstradas a partir de três categorias principais: A) Eu escolhi fazer isso ; B) Para quem eu estou dando aula?; C) A gente tem que trabalhar isso sempre, né?. Os resultados indicam que a incorporação da cultura periférica no ensino de artes visuais contribui para uma prática pedagógica mais inclusiva e reflexiva, que valoriza a identidade cultural dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

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