Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1059
Tipo: Dissertação
Título: Shopping Center Campo Grande: centralidade e redefinição do espaço urbano
Autor(es): Silva, Nelson Cesário da
Abstract: A preocupação norteadora desse trabalho foi de compreender a dinâmica de reestruturação do espaço urbano da cidade de Campo Grande na área onde se localiza o shopping center. Desde a implantação do shopping, a cidade passou por várias transformações no espaço urbano, podendo se referir à mudança de centralidade, onde muitas atividades que antes pertenciam ao antigo centro, agora podem ser encontradas no em torno ao shopping ou internamente ao mesmo. O conjunto de fatores e práticas que condicionaram o processo de redefinição do espaço urbano passa pelo entendimento das novas formas/expressões de centralidade e seu papel no processo de reestruturação do espaço intra-urbano de Campo Grande. Assim, procuramos entender a origem de Campo Grande como uma cidade centralizada e buscamos as possíveis relações com o surgimento da nova centralidade urbana, que é o shopping center. Dessa forma, o presente estudo é o resultado da tentativa de contribuir para uma melhor compreensão do processo de produção do espaço urbano da cidade, bem como entender a dinâmica e as redefinições no uso dos espaços internos da cidade.
The guiding concern of this work is to understand the dynamic of Campo Grande’s urban area restructuring on the surroundings of the shopping mall location. Since the mall’s introduction, the city has been through several changings in its urban area, which could be referred to a changing in centrality where many activities once held by the former downtown area, now can be found at or around the mall itself. The set of factors and practices that provide the process of redefining the urban area goes through the understanding of new forms or expressions of centrality and its role in the process of Campo Grande’s intra-urban restructuring. Thus, we try to understand the origin of Campo Grande as a centralized city and we seek for the possible relations on the emerging of the new urban centrality, which is the shopping mall. As a result, the present study is the outcome of the attempt to contribute for a better understanding of the process of the city’s urban area producting, as well as understanding the dynamic and the redefinitions in the use of the city’s inner areas.
Palavras-chave: Espaço Urbano
Planejamento Territorial Urbano
Shopping Centers
Áreas Centrais
Paisagem Urbana
Comércio Lojista
Comércio Interno
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1059
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Aquidauana)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nelson Cesario da Silva.pdf9,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.