Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10566
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO E O LIVRO DIDÁTICO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): KIMBERLY TORRES DOS SANTOS
Primeiro orientador: AGUINALDO RODRIGUES GOMES
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as considerações referentes à experiência de estágio e o livro didático utilizados pelos professores de História na educação básica, com base na experiência do uso do livro didático de história, a partir da escolha do livro de “História Sociedade e Cidadania” do autor Alfredo Boulos; material didático utilizado na Escola Estadual Professor Antônio Salústio de Areias no ano de 2023 onde foi realizado o estágio supervisionado obrigatório II, e a autonomia do professor em sala de aula para a criação de suas atividades envolvendo o conteúdo, sem estar fixado na utilização de material didático exigido na educação conservadora. A pesquisa relata a análise do recurso pedagógico utilizado na escola onde foi realizado o estágio supervisionado, dando ênfase a experiência de estágio, expondo metodologias de ensino e o pensamento teórico destacando os métodos e técnicas e a análise do uso do livro didático da prática docente de professoras de História do ensino básico da escola que supervisionaram o estágio.
Abstract: This article aims to present considerations regarding the internship experience and the textbook used by History teachers in basic education, based on the experience of using the history textbook, based on the choice of the book “History, Society and Citizenship ” by author Alfredo Boulos; teaching material used at the Professor Antônio Salústio de Areias State School in 2023, where the mandatory supervised internship II was carried out, and the autonomy of the teacher in the classroom to create their activities involving the content, without being fixated on the use of material teaching required in conservative education. The research reports the analysis of the pedagogical resource used in the school where the supervised internship was carried out, emphasizing the internship experience, exposing teaching methodologies and theoretical thinking, highlighting the methods and techniques and the analysis of the use of the textbook of teaching practice. History teachers from the school's basic education who supervised the internship.
Palavras-chave: Experiência
Livro Didático
Estágio Supervisionado
História.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10566
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:História - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
16200.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.