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Tipo: Dissertação
Título: Processo de aquisição de produtos da Agricultura Familiar pelos restaurantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e da Universidade Federal da Grande Dourados
Autor(es): Diana Katia de Lima
Primeiro orientador: Caroline Pauletto Spanhol
Resumo: As universidades desempenham papel de destaque como espaços de discussão e conhecimento, e impulsionam o desenvolvimento regional ao promoverem atividades de ensino, pesquisa e extensão em benefício da comunidade. Os Restaurantes Universitários (RUs) têm sido importantes na promoção de uma alimentação saudável, especialmente por meio do Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Compra Institucional (PAA-CI), que facilita a compra de alimentos da Agricultura Familiar (AF) pelos RUs, fortalecendo a conexão entre produção e consumo. Essas mudanças no âmbito dos RUs percorreram um longo caminho, iniciado nos anos 1990, quando o Estado brasileiro passou a desempenhar um papel significativo na implementação de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar. O objetivo principal desta pesquisa é compreender o processo de aquisição de alimentos provenientes da AF pelos Restaurantes Universitários de Mato Grosso do Sul, especificamente das Instituições UFMS e UFGD. A pesquisa está alinhada a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030, especificamente o ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável. A pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, com o suporte de procedimentos bibliográficos, análise documental e entrevistas. Quanto aos objetivos, a pesquisa classifica-se como exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os principais atores envolvidos no processo. A interpretação dos dados contou com a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin, que ressaltou a importância da construção e fortalecimento de diálogos entre todos os atores sociais envolvidos no processo das compras públicas. Além disso, foi realizada uma análise complementar utilizando o software Iramuteq. Os resultados revelaram que as Instituições UFMS e UFGD, reconhecem a importância de adquirir os alimentos da AF. Embora poucas ações tenham sido realizadas para impulsionar esse movimento, existe potencial para melhorar a situação atual. A UFGD demonstra um passo à frente, com a realização de um possível projeto de conscientização, em 2024, e uma fiscalização mais ativa junto à empresa terceirizada. Em contrapartida, a UFMS espera que, a partir desta pesquisa, ocorra tratativas entre os atores envolvidos para promover avanços no processo de compras da AF, especialmente com a recente inauguração do Mercado Escola da Agricultura Familiar. Por fim, o estudo cumpriu seu objetivo ao revelar o contexto atual das compras públicas nos RUs analisados, destacando as potencialidades e fragilidades que permeiam o processo de aquisição de alimentos provenientes da AF. Apontamentos esses que podem levar a prática de ações mais ajustadas proporcionando melhorias para os usuários dos Restaurantes, à sociedade e para o desenvolvimento local.
Abstract: Universities play a prominent role as spaces for discussion and knowledge, and boost regional development by promoting teaching, research and extension activities for the benefit of the community. University Restaurants (RUs) have been important in promoting healthy eating, especially through the Food Acquisition Program in the Institutional Purchase modality (PAA-CI) which facilitates the purchase of food from Family Farming (AF) by RUs, strengthening the connection between production and consumption. These changes within the RUs have come a long way, starting in the 1990s, when the Brazilian State began to play a significant role in implementing public policies aimed at strengthening family farming. The main objective of this research is to understand the process of acquiring food from AF by University Restaurants in Mato Grosso do Sul, specifically from the UFMS and UFGD Institutions. The research is aligned with one of the 17 Sustainable Development Goals (ODS) established by the United Nations (ONU) in the 2030 Agenda, specifically ODS 2: Zero Hunger and Sustainable Agriculture. The research used a qualitative approach, supported by bibliographic procedures, document analysis and interviews. Regarding objectives, the research is classified as exploratory. Data collection was carried out through semi-structured interviews with the main actors involved in the process. Data interpretation relied on the content analysis technique proposed by Bardin, which highlighted the importance of building and strengthening dialogues between all social actors involved in the public procurement process. Furthermore, a complementary analysis was carried out using the Iramuteq software. The results revealed that the UFMS and UFGD Institutions recognize the importance of purchasing AF food. Although few actions have been taken to boost this movement, there is potential to improve the current situation. UFGD demonstrates a step forward, with the carrying out of a possible awareness project, in 2024, and more active supervision with the outsourced company. On the other hand, UFMS hopes that, based on this research, negotiations will take place between the actors involved to promote advances in the Family Farming purchasing process, especially with the recent inauguration of the Family Agriculture School Market. Finally, the study fulfilled its objective by revealing the current context of public purchases in the RUs analyzed, highlighting the potentialities and weaknesses that permeate the process of purchasing food from Family Farming. These notes can lead to the practice of more adjusted actions, providing improvements for restaurant users, society and local development.
Palavras-chave: -
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10545
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração

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