Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1051
Tipo: Dissertação
Título: Participação discente na produção científica dos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em Administração
Autor(es): Souza, Saulo Aparecido de
Primeiro orientador: Reinert, José Nilson
Abstract: Este estudo analisa o grau de participação discente nas publicações dos programas de pósgraduação em Administração brasileiros entre 2000 e 2008. Especificamente, procura identificar a participação discente entre diferentes tipos de publicações (anais, periódicos e livros), entre programas com diferentes conceitos obtidos nas avaliações da CAPES e a proporção de publicações realizadas em coautoria com seus orientadores. A fundamentação teórica aborda alguns tópicos relacionados com a universidade e pesquisa na pós-graduação, a pós-graduação brasileira, a avaliação da CAPES e, por fim, algumas tendências recentes nas quantidades de estudantes, docentes e programas da pós-graduação em Administração. O estudo caracteriza-se como predominantemente quantitativo e descritivo. Realizou-se um levantamento incluindo 2.995 publicações de 38 programas de pós-graduação em Administração, no intervalo entre 2000 e 2008. Dados secundários foram coletados a partir dos Cadernos de Produção Bibliográfica utilizados pela CAPES para realizar a avaliação dos programas. Os resultados indicam que a participação discente ocorre em 53% das publicações dos programas no triênio 2001-2003, 57% no triênio 2004-2006 e 59% no biênio 2007-2008. O crescimento da participação discente ocorre em uma razão mais elevada nos programas de IES privadas do que de nos de programas de IES públicas. Em geral, a produtividade discente passou de 0,28 produto, em 2000, para 0,70, em 2008. As publicações discentes são relativamente concentradas na forma de anais de eventos, mas essa concentração reduz à medida que avançam as titulações dos estudantes, quando passam a ocorrer maiores participações em periódicos e livros. Ocorrem maiores níveis de participação entre programas com conceitos mais elevados (com conceitos 5 e 6) do que entre programas com conceitos menos elevados (conceitos 3 e 4), tanto nas quantidades publicadas quanto nas pontuações atribuíveis a essas publicações (pontuação Qualis). A forma de publicação discente mais comum é em coautoria com algum docente. Destas, 81% são em coautoria entre estudante e respectivo orientador. Há maior ocorrência de publicação em coautoria com orientadores entre estudantes com menores titulações, tornando-se menos frequente conforme avança a titulação. Conclui-se que tanto a participação discente nas publicações quanto a produtividade discente cresceram no período. O perfil da produção discente tende a se desconcentrar das publicações em anais, passando a ser mais frequente também entre periódicos e livros. A participação discente é maior entre programas com conceitos mais elevados, o que significa que também contribuem em maior medida para os conceitos dos programas. Por fim, pode-se afirmar que há prevalência da colaboração entre discentes e seus respectivos orientadores quando as autorias das publicações envolvem estudantes e professores.
This study analyzes the student participation in publications of postgraduate courses of Administration, in Brazil, between 2000 and 2008. Specifically, it seeks to identify student participation among different types of publications (proceedings, journals and books), among courses with different grades obtained in evaluations promoted by CAPES and the proportion of publications in co-authorship with their supervisors. Theoretical framework addresses some topics related to university and research at postgraduate courses, postgraduate courses, the structure of the postgraduate courses evaluation system, and some recent trends in the amounts of students, teachers and postgraduate courses of Administration. The study is predominantly quantitative and descriptive. A survey was conducted to collect data of 2995 publications from 38 postgraduate courses of Administration, corresponding to the period between 2000 and 2008. Secondary data were collected from the Cadernos de Produção Bibliográfica used by CAPES to perform periodic evaluations. Results indicate that student participation occurs in 53% of the publications of the courses in the triennium 2001-2003, 57% in 2004-2006 and 59% in the biennium 2007-2008. The growth of student participation occurs at a higher ratio in private universities than in courses of public universities. Student productivity has increased from 0.28 product in 2000 to 0.70 in 2008. Student publications are relatively concentrated in the form of conference proceedings, but this concentration decreases as they move to higher degrees (i.e. doctorate degree). There are higher levels of student participation in publications among courses with higher grades (ranked by CAPES as 5 or 6) than among courses with lower grades (ranked as 3 or 4), both in quantities as in the scores attributable to these publications (Qualis scores). The most common form of student publication is in cooperation with professors. About 81% of these publications occur in coauthorship between student and their supervisor. There is a higher occurrence of coauthorship with supervisors among students with lower academic degrees (undergraduates), becoming less frequent as they reach higher degrees (doctorate). It is possible to conclude that student participation in publications and their productivity increased in the period. The students’ “mix” of publications tends to comprise a lesser proportion of publications in proceedings, becoming more frequent publications in journals and books. The student participation is higher among programs with higher grades, which means they also contribute more to the grades attributed by CAPES. Finally, there is prevalence of collaboration between students and their supervisors when the authorship of the publications involves students and professors.
Palavras-chave: Pós-Graduação
Ensino Superior
Administração - educação
Bibliografia - produção
Avaliação de Programas Educacionais
Periódicos Científicos
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1051
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração

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