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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10432
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A formação estética da professora: uma experiência com danças circulares no município de Três Lagoas/MS |
Autor(es): | |
Primeiro orientador: | LIGIANE APARECIDA DA SILVA |
Resumo: | Este texto tem como objetivo investigar a formação estética de professoras da educação básica a partir de uma experiência com danças circulares realizada no município de Três Lagoas/MS². Buscou-se, por meio de estudo bibliográfico e pesquisa participante, investigar a relevância da experiência estética para a formação da professora que, no Brasil, é historicamente marcada por questões políticas, econômicas, socioculturais e de gênero que acabam por comprometer suas condições concretas de trabalho. Pautada na perspectiva da omnilateralidade, a pesquisa parte do princípio de que a educação, para ser humanizadora, precisa considerar o indivíduo em todas as suas dimensões: cognitiva, física, afetivo-emocional. Para tanto, iniciou-se com uma discussão sobre o contexto educacional no país a partir dos anos de 1990, com a ascensão do neoliberalismo, no intuito de desvelar os impactos desse processo para o trabalho da mulher professora; na sequência, discutiu-se a importância da arte como contraponto à sociabilidade fetichista e a necessidade de valorização da formação estética nos cursos de licenciatura e, por fim, apresentou-se os relatos das professoras participantes dos encontros de formação estética com dança circular, em diálogo com o referencial teórico utilizado. A pesquisa se justifica por considerar a especificidade do trabalho da mulher professora e defender as experiências estéticas como possibilidade para sua humanização, problematizando a concepção de formação continuada como treino de habilidades e tarefas a serem realizadas em sala de aula. Quanto aos principais referenciais teóricos elencados para a investigação, podemos citar: Duarte (2001; 2009), que discorre sobre a arte como resistência à alienação; Pereira (2012), que aborda questões sobre a experiência estética e Ostetto (2009; 2010; 2014), por sua extensa trajetória de estudos, produção e práticas com danças circulares voltadas à formação docente. Os resultados apontam para prejuízos acumulados às condições de trabalho da mulher professora na atualidade, bem como para a defesa da formação estética como forma de resistência e afirmação de um projeto contra-hegemônico de educação e de formação docente. Por fim, apresenta a experiência com danças circulares como possibilidade para enriquecer a formação de professoras em formação e em exercício, sob princípios que confrontem a mera busca por produtividade, a competição e o individualismo. |
Abstract: | This text aims to investigate the aesthetic training of female elementary school teachers based on an experience with circular dances carried out in the city of Três Lagoas/MS2. Through a bibliographic study and participatory research, the aim was to investigate the relevance of the aesthetic experience for the training of female teachers, which in Brazil has been historically marked by political, economic, sociocultural and gender issues that end up compromising their concrete working conditions. Based on the perspective of omnilaterality, the research is based on the principle that education, in order to be humanizing, needs to consider the individual in all its dimensions: cognitive, physical, affective-emotional. To this end, it began with a discussion on the educational context in the country since the 1990s, with the rise of neoliberalism, with the aim of revealing the impacts of this process on the work of female teachers; Next, the importance of art as a counterpoint to fetishistic sociability and the need to value aesthetic training in undergraduate courses were discussed. Finally, the reports of the teachers who participated in the meetings on aesthetic training with circle dance were presented, in dialogue with the theoretical framework used. The research is justified by considering the specificity of the work of women teachers and defending aesthetic experiences as a possibility for their humanization, problematizing the concept of continuing education as training in skills and tasks to be performed in the classroom. As for the main theoretical frameworks listed for the investigation, we can mention: Duarte (2001; 2009), who discusses art as resistance to alienation; Pereira (2012), who addresses issues on aesthetic experience; and Ostetto (2009; 2010; 2014), for her extensive trajectory of studies, production and practices with circle dances aimed at teacher training. The results point to accumulated losses in the working conditions of female teachers today, as well as to the defense of aesthetic training as a form of resistance and affirmation of a counter-hegemonic project of education and teacher training. Finally, it presents the experience with circle dances as a possibility to enrich the training of teachers in training and in service, under principles that confront the mere search for productivity, competition and individualism. |
Palavras-chave: | Formação Docente Feminização do Magistério Dança Circular. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10432 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
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