Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10428
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dc.creatorDiane Cristina Araújo Domingos-
dc.date.accessioned2024-12-05T23:35:20Z-
dc.date.available2024-12-05T23:35:20Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10428-
dc.description.abstractThe present study presents the possibilities of the understanding the topic of pesticide among graduates of the Natural Science course (2014) and experience reports (RE) of methodological practices of their faculty advisors, from the Indigenous Intercultural Faculty of a public university. The analytical process permeated the Discursive Textual Analysis (ATD), divided into two moments. In the first, discursive information from TCC productions (monograph and articles) anchored in bibliographical research. In the second moment, we investigated the experience reports (RE) of the methodological practices addressed by the teachers based on document analysis. In this way, we elucidated some understandings of the empirical material, which provided an opportunity to understand the importance of minimizing the low level of education of farmers and future rural educators. With this, it even possible to point out pedagogical instruments, such as school/community articulation mediators as a possibility of problematized and dialogical methodology, guided by Freire, based on the pedagogy of alternation, giving new meaning to the construction of scientific knowledge from a perspective of critical consciousness regarding pesticide issues. The role of the rural educator is extremely important in the reproduction of sustainable methodological practices based on Agroecology models, providing knowledge for the licensee to produce, meeting the federal government's food acquisition programs: Food Acquisition Program (PAA) e National School Feeding Program (PNAE), in educational institutions at municipal, state and federal levels. It is also considered that the teaching and learning process of rural educators depends entirely on public policies that regulate AR in Brazil and this has been a struggle since the beginning of humanity. In this way, Degree in Rural Education (LEDUC) reinforces the importance of encouraging emancipatory training, with a critical awareness of socio-environmental, political, economic and cultural issues, unveiling the construction of scientific knowledge to enhance and reconstitute the curriculum, in accordance with the realities and experiences of people of the countryside, the forests and the waters, weaving Freirean pedagogy with the laws and official documents predisposed for Education in/in the Countryside. Finally, this research aims to strengthen the understanding of the counter-hegemonic debate in the Degree in Rural Education (LEDUC) course. Keywords: pedagogical instruments; curriculum; alternation pedagogy; Freire; Natural Sciences.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectinstrumentos pedagógicos-
dc.subjectcurrículo-
dc.subjectpedagogia da alternância-
dc.subjectFreire-
dc.subjectCiências da Natureza.-
dc.titlePOSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO BALIZADOS POR FREIRE NA ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZApt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Ademir de Souza Pereira-
dc.description.resumoO presente estudo apresenta algumas pistas que esboçam as compreensões, acerca do tema agrotóxico, de egressos/as do curso de Ciência da Natureza (2014) e relatos de experiência (RE) de práticas metodológicas de seus/suas docentes orientadores/as, da Faculdade Intercultural Indígena de uma universidade pública. O processo analítico permeou a Análise Textual Discursiva (ATD), divididos em dois momentos. No primeiro foram analisadas as informações discursivas das produções de TCC (monografia e artigos) ancorados na pesquisa bibliográfica. No segundo momento investigamos os relatos de experiência (RE) das práticas metodológicas abordadas pelos/as docentes a partir da análise documental. Dessa forma, elucidamos algumas compreensões do material empírico, que oportunizou a compreensão da importância de se minimizar o baixo grau de escolaridade dos/as agricultores/as e futuros/as educadores/as do campo. Com isso, foi possível apontar os instrumentos pedagógicos, tais como os mediadores articulação escola/comunidade como uma possibilidade de metodologia problematizada e dialógica, balizada com Freire, pautado na pedagogia da alternância ressignificando a construção do conhecimento científico em uma perspectiva de uma consciência crítica com relação a temática dos agrotóxicos. O papel do/a educador/a do campo é de suma relevância na reprodução de práticas metodológicas sustentáveis e baseadas em modelos da Agroecologia, possibilitando conhecimento para o/a licenciando/a produzir, atendendo os programas de aquisição de alimentos do governo federal: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), nas instituições de ensino das esferas municipais, estaduais e federais. Considera-se ainda que o processo de ensino e aprendizagem dos/as educadores/as do campo depende inteiramente das políticas públicas que regulamentam a Reforma Agrária no Brasil e isso constitui uma luta desde os primórdios da humanidade. Dessa forma, a Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC), reforça a importância de incentivar a formação emancipatória, com uma consciência crítica acerca das questões socioambientais, políticas, econômicas e culturais, desvelando a construção do conhecimento científico para potencializar e reconstituir o currículo, de acordo com as realidades e vivências dos povos do campo, das florestas e das águas, entretecendo uma abordagem da pedagogia freireana com as leis e documentos oficiais predispostos para a Educação do/no Campo, como princípio norteador. Por fim, a presente pesquisa, vislumbra fortalecer a compreensão do debate contra hegemônico no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC). Palavras-chave: instrumentos pedagógicos; currículo; pedagogia da alternância; Freire; Ciências da Natureza.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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