Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/104
Tipo: | Dissertação |
Título: | O lugar da biblioteca escolar no discurso da legislação sobre o ensino secundário brasileiro (1838-1968) |
Autor(es): | Assis, Wanderlice da Silva |
Primeiro orientador: | Pessanha, Eurize Caldas |
Abstract: | Procura compreender o lugar que a biblioteca escolar ocupou no discurso da legislação sobre o ensino secundário brasileiro no período de 1838 a 1968. Busca sua importância e função educativa no contexto educacional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que se utiliza da legislação educacional dos períodos em estudo e de bibliografias referentes ao tema. A metodologia adotada está centralizada na análise de conteúdo de leis, decretos, decretos-lei, portarias, decisões, cartas e avisos imperiais, e exposições de motivos sobre o ensino secundário brasileiro. O critério da seleção dos documentos foi a presença da biblioteca escolar através de termos que a identifica-se: biblioteca, bibliotecário, livros e livros didáticos. Para a análise foram utilizados definidores de sua organização e funcionamento: usuários, conteúdo, organização, recursos humanos, e atividades e serviços. A biblioteca escolar foi apresentada com maior ênfase nos dispositivos referentes ao Colégio Pedro II e na Reforma Epitácio Pessoa. As instalações, localização, mobiliário e equipamentos da biblioteca, foram citados de forma implícita. Todos os aspectos utilizados na análise foram percebidos, evidenciando, portanto, que a biblioteca escolar tinha lugar nos discursos da legislação do ensino secundário. Seeks to understand the place which the school library occupied in the legislation speech about the Brazilian secondary school in the period from 1838 to 1968.Seach their importance and educational function in the context educational. This is a bibliographic and documentary research, using the educational legislation of the periods under study, and bibliographies about the subject. The criterion of selection of documents was the presence of the school library through terms that identifies it as: library, librarian, books and textbooks. For analysis were used defining its organization and operation: users, content, organization, human resources, activities and services. The school library was presented with emphasis on devices the College Pedro II and in the Reform Epitácio Pessoa. The instalations, locations, furniture and equipment of the library, were cited in implicit form. All aspects used in the analysis were seen, indicating therefore that the school library had a place in the speech of the legislation of secondary education. |
Palavras-chave: | Educação Infantil História da Educação Bibliotecas |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/104 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.