Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10391
Tipo: Dissertação
Título: CINEMA NACIONAL, CRIANÇA/INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Marcus Vinicius Cosmo Morilla Caetano
Primeiro orientador: Christian Muleka Mwewa
Resumo: A pesquisa pretendeu analisar a relação entre cinema nacional e criança/infância na educação infantil sob uma perspectiva antropológica da criança. São tomados como campo para a investigação: (1) a Mostra de Cinema Infantil de São Paulo (SP, 2022); (2) a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (SC, 2023) e (3) o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB, 2023). Selecionamos de forma flâneur alguns filmes para analisar as dimensões “raciais”, de gênero, das infâncias, das pessoas consideradas com deficiência e da dimensão social. Como essas dimensões são retratadas nos filmes selecionados para a formação cultural das infâncias? Quais implicações formativas para as infâncias que esses filmes podem promover? Assim, do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem os documentas (filmes) como campo e se apropria da filmografia e bibliografias existentes sobre os temas aqui tratados. Os referenciais teóricos residem no campo das ciências humanas e sociais e no de cinema, dentre outros. O estudo justifica-se na busca de construir interfaces entre as infâncias/crianças na educação infantil e as dimensões audiovisuais por meio de reflexão teórica crítica que levou em conta as dimensões acima indicadas às quais habitam o universo formativo que, também, estrutura as relações entre e com as crianças/infâncias. Concluímos que as crianças são autores sociais que, com acesso à produção audiovisual (cinema nacional), pode produzir sentidos outras que podem transformar/suportar a suas verdades na permanente modificação do seu entorno e de si. Só foi possível chegar a esta conclusão a partir da negação da síntese (entre cinema nacional e criança na educação infantil) que amplia a instrumentalização reflexiva do universo imagético à luz do olhar sensível para as infâncias por meio da dimensão não apaziguada das subjetividades infantis. Portanto, essa dinâmica, de negação da síntese, sugere uma leitura a contrapelo do contexto infantil que ainda permanece sob a tutela de outrem, o adulto.
Abstract: The research intended to analyze the relationship between national cinema and children/childhood in early childhood education from an anthropological perspective of the child. These are taken as fields of investigation: (1) the São Paulo Children's Film Show (SP, 2022), (2) the Florianópolis Children's Film Show (SC, 2023), and (3) the Brasília Festival of Brazilian Cinema (FBCB, 2023). We selected some films in a flâneur way to analyze the development of children based on the “racial” dimensions, gender, childhood, people considered to have disabilities, and the social dimension. How are these dimensions portrayed in the films selected for the cultural formation of children? What formative implications for childhood do these films have the potential to foster? Thus, from a methodological point of view, this is a qualitative research that has taken the documents (films) as a camp and has appropriated from filmography and bibliographies existing information on the topics discussed here. The theoretical references reside in the human and social sciences and cinema, among others. The study is justified by research to construct interfaces between childhood/children in early childhood education and the audiovisual dimensions through a theoretical and critical reflection considering the indicated above dimensions that inhabit the formative universe, and also, structure the relationship between children/childhood. We conclude that children are social authors who with access to audiovisual production (national cinema) can produce other realities that can transform their reality into a permanent modification of their environment and themselves. It was only possible to achieve that conclusion from the synthesis of negation (between national cinema and the child in early childhood education) which expands reflexive instrumentalization image universe in light of the sensitive gaze of children through the non-pacified dimension of children's subjectivities. Therefore, this dynamic, the synthesis of negation, suggests a reading that goes against the grain of the child's context and remains under the tutelage of others.
Palavras-chave: Cinema nacional. Indústria cultural. Infância/Criança. Antropologia da criança.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10391
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marcus_Dissertação final.pdf753,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.