Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1033
Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada: o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores e as concepções dos professores sobre as mudanças em sua prática pedagógica
Autor(es): França, Rosângela de Fátima Cavalcante
Abstract: Este estudo sobre a capacitação dos professores que participaram do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA) teve como objetivos: analisar com base nos relatos dos professores o seu processo de formação no Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), verificando seus efeitos na prática pedagógica; analisar por meio dos relatos dos professores, as necessidades/dificuldades intra e extrasescolares que estes enfrentaram para operacionalizar as orientações do PROFA; conhecer os aspectos intervenientes vivenciados pelos professores cursistas durante o processo de capacitação; investigar quais os fatores que de forma positiva ou negativa interferiram na ação dos formadores no decorrer do processo de capacitação. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo. O estudo foi realizado em 11 escolas da Rede Estadual de Ensino do estado de Rondônia, localizadas no município de Porto Velho. Foram sujeitos da investigação 23 professoras que participaram do PROFA em 2001e 2002 e que ainda estavam atuando no primeiro ano do Ensino Fundamental e 3 formadoras do referido Programa. A investigação deu-se por meio de dois instrumentos: questionário e entrevista semi-estruturada e gravada. A análise dos dados possibilitou a construção de categorias como: Motivação, Processo de Formação e Mudanças. Os resultados apontaram que ocorreram mudanças relacionadas às práticas em sala de aula e às concepções e atitudes dos professores, porém, estas foram pontuais e não substitutivas, portanto não houve quebra do modelo convencional de alfabetização, para o modelo metodológico de resolução de problemas trabalhado no PROFA, o que indica a necessidade de uma mobilização nas escolas, no sentido de um processo cooperativo e permanente para garantir a incorporação gradual e a concretização plena das mudanças esperadas e para que essa ação formativa não se torne mais uma formação estanque como muitas vezes tem acontecido.
Palavras-chave: Educação Permanente
Formação Continuada do Professor
Alfabetização
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1033
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariza.pdf4,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.