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Tipo: Dissertação
Título: Texto e contexto: Educação e presença alemã no sul de Mato Grosso, 1920-1934
Autor(es): Miranda, Mariza Santos
Abstract: Esse estudo reporta-se à presença alemã no sul do então Estado de Mato Grosso, como um grupo expressivo, e todo o processo educacional vivido e vivenciado por ele. Tal realidade determinou a busca de novos caminhos para a vida que tiveram pela frente, diferente da conhecida até aquele momento. Os anos enfocados, de 1920 a 1934, referem-se aos anos de formação e assentamento da Colônia Agrícola de Terenos, bem como ao seu período áureo. Entende-se que a educação deve ser uma das preparações para a vida e esses alemães estiveram expostos à mentalidade de um novo mundo e à todas suas diferenças e alteridades. Tudo muito distinto da educação, vida e cultura trazidas em suas bagagens, imprimindo o particular em suas ações. No tentar registrar esse processo e, na medida do possível, entendê-lo, repousa o fulcro e o traço desse estudo. Por que esses imigrantes vieram para o agreste Mato Grosso, quando já havia colônias progressistas e bem desenvolvidas no Sul do país? A que tipo de processo educacional estiveram expostos? Que escolas freqüentaram seus filhos? Havia, ao menos, um sistema educacional esperando por eles? Na ausência do mesmo quais as estratégias que desenvolveram para suprir tal lacuna? Estas são questões que nortearam tal pesquisa, cujos segredos e respostas tentamos iniciar o desvelar.
Palavras-chave: Imigração Alemã
Diversidade Cultural
Antropologia Educacional
Mato Grosso do Sul
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1032
Data do documento: 2001
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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