Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1027
Tipo: Tese
Título: Avaliação de compósitos de poliuretana de mamona e vidros bioativos dopados com e sem prata, como material protético
Autor(es): Candelório, Pollyanna Daniella
Abstract: O desenvolvimento de novos biomateriais é uma área multidisciplinar e tem como foco principal a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O polímero de mamona é biocompatível e já é utilizado como substituto ósseo. Porém, a sua composição pode ser melhorada utilizando cargas de reforço como os vidros bioativos visando uma neoformação óssea mais rápida e de qualidade. Neste trabalho, um estudo amplo do biocompósito poliuretana de mamona (PU) e vidro bioativo (VB) de composição 60%Si – 36%CaO - 4%P2O2 (% em mol) foi realizado. Utilizou-se tanto VB puro como dopado com várias concentrações de prata (VBAg). As partículas de VB e VBAg foram preparadas pelo método Sol-Gel. Este estudo se mostrou bastante complexo, uma vez que se caracterizaram primeiramente as propriedades físico-químicas dos vidros bioativos, em seguida as propriedades físico-químicas de seus compósitos com PU e, finalmente, as propriedades biológicas dos compósitos in vivo em fêmures de ratos e in vitro utilizando Líquido Corporal Simulado (SBF) objetivando correlacionar as propriedades dos elementos do compósito com as propriedades sinergéticas do compósito. As caracterizações foram realizadas por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Análises térmicas (Caloria exploratória diferencial, DSC e Análise termogravimétrica, TGA), Difratometria de Raios-X (DRX) e Espectroscopia Vibracional de Absorção no Infravermelho (FT-IR). Os compósitos com VBAg apresentaram maior bioatividade em SBF, porém os compósitos com VB mostraram melhor adesão ao osso, osteocondução e velocidade de neoformação óssea in vivo.
Palavras-chave: Poliuretanos
Polímeros
Materiais Biocompatíveis
Biomateriais Poliméricos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1027
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pollyanna.pdf3,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.