Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10260
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: FLAUTA DOCE: PANORAMA HISTÓRICO E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA
Autor(es): EDUARDO CAVALCANTE DE OLIVEIRA
Primeiro orientador: EDISON VALERIO VERBISCK
Resumo: A flauta doce é um instrumento de origem simples que oferece uma riqueza de possibilidades em educação musical. O objetivo deste trabalho consiste em oferecer um panorama abrangente da utilização da flauta doce no contexto educacional, abordando desde sua trajetória histórica até suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo e social de estudantes em diferentes fases da aprendizagem musical. Trata-se de um estudo de revisão de literatura, organizado em quatro seções, sendo elas: panorama histórico do instrumento; aspectos técnicos e repertório de flauta doce; flauta doce como instrumento musicalizador na iniciação; inserção da flauta doce na educação musical inclusiva. Essa revisão pretende evidenciar as possibilidades de utilização da flauta doce na educação musical, sendo o instrumento um importante recurso no ensino inclusivo e integral de crianças.
Abstract: The recorder is an instrument of simple origin that offers a wealth of possibilities in music education. The objective of this work is to provide a comprehensive overview of the use of the recorder in the educational context, covering its historical trajectory and its contributions to the cognitive and social development of students at different stages of musical learning. This is a literature review study, organized into four sections, namely: historical overview of the instrument; technical aspects and repertoire of the recorder; recorder as a musicalizing instrument in initiation; inclusion of the recorder in inclusive music education. This review aims to highlight the possibilities of using the recorder in music education, as the instrument is an important resource in the inclusive and comprehensive teaching of children.
Palavras-chave: Flauta doce
Educação musical
Metodologia de ensino
Musicalização infantil
Educação inclusiva.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10260
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Música - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
11254.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.