Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10105
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: UM NOVO ENSINO MUNICIPAL NA CIDADE DE TAQUARUSSU-MS
Autor(es): ANA PAULA ALVES XISTO
Primeiro orientador: CAMILA AMARO DE SOUZA
Resumo: O presente trabalho apresenta como objeto de estudo para conclusão de curso uma proposta arquitetônica da escola infantil para a primeira infância, escola municipal Irene Linda Ziole Crivelli, localizada na cidade de Taquarussu-MS, pensando na necessidade, conforto dos espaços internos e externos, com a integração dos espaços abertos bem arborizados, a distribuição de diversos brinquedos para trabalhar o estímulo, a percepção, a liberdade e a conectividade entre as crianças. Para a compreensão do tema, aborda-se sobre o ministério da educação - MEC e da cultura, a estrutura do ensino público no Brasil e da educação infantil, teorias pedagógicas, história da educação nacional e municipal, a arquitetura da escola pública brasileira na educação infantil e suas legislações. Para a elaboração de diretrizes projetuais foram analisados os referenciais. Foram também realizados estudos da área de inserção do projeto como: histórico da escola municipal, condicionantes ambientais do terreno e do Plano Diretor. Como resultado desse estudo chega-se ao partido projetual, indicando seu zoneamento, o programa de necessidades e sua setorização, os quais são aprimorados e detalhados.
Abstract: The present work presents as an object of study for completion of the course an architectural proposal for the children's school for early childhood, municipal school Irene Linda Ziole Crivelli, located in the city of Taquarussu-MS, thinking about the need, comfort of internal and external spaces, with the integration of well-treed open spaces, the distribution of various toys to work on stimulation, perception, freedom and connectivity between children. To understand the topic, it covers the ministry of education and culture - MEC, the structure of public education in Brazil and early childhood education, pedagogical theories, the history of national and municipal education, the architecture of Brazilian public schools in early childhood education and their legislations. To prepare design guidelines, references were analyzed. Studies were also carried out on the project's area of inclusion, such as: history of the municipal school, environmental conditions of the land and the Master Plan. As a result of this study, we arrive at the project plan, indicating its zoning, the program of needs and its sectorization, which are improved and detailed.
Palavras-chave: Escola Infantil
Arquitetura e Urbanismo
Primeira Infância
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10105
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
16737.pdf50,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.