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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10097
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ATIVIDADES EXTRACURRICULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ADULTOCENTRISMO E SEUS IMPACTOS FORMATIVOS |
Autor(es): | SABRINA ALVES DE SOUZA |
Primeiro orientador: | CHRISTIAN MULEKA MWEWA |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre adultos e crianças na educação infantil, com ênfase no impacto das atividades extracurriculares para crianças de quatro a seis anos matriculadas em escolas privadas na cidade de Três Lagoas-MS. Do ponto de vista metodológico, nossa abordagem se centra na pesquisa qualitativa com uso de documentos e coleta/produção de dados, por meio de um questionário aplicado às/aos professoras/es como um instrumento etnográfico. O debate se baseia nos referenciais teóricos da Educação, da Sociologia da Infância e da Pedagogia da Infância, entre outros. A principal hipótese é que a relação entre adultos e crianças, mediada por atividades extracurriculares, pode fomentar a invisibilização das crianças como sujeitos históricos de direitos e deveres. Esse procedimento pode ainda projetar nelas um protótipo de adulto (para além de concebê-las como adultos em miniatura) que prejudica a potencialidade de sua autonomia. Ao conceber as crianças como protótipo de adulto, se projeta nelas a continuidade de um mundo já concebido pelos adultos. Portanto, uma vez que as atividades extracurriculares se centram na perspectiva adultocêntrica, tornam-se excessivas e podem prejudicar o desenvolvimento, o amadurecimento e a formação de vínculos afetivos quando não desmotivam o impulso para a apreensão da realidade de forma subjetiva. Porém, são essas atividades que tornam as escolas particulares atrativas para os adultos responsáveis pelas crianças. No engodo permanente da busca pela felicidade, algumas crianças entregam-se à candura do latido da deusa Cila (Scylla) quando tomada como parte da configuração do capitalismo neoliberal. |
Abstract: | The ongoing research aims to investigate the relationship between adults and children in early childhood education, with emphasis on the impact of extracurricular activities for children aged four to six enrolled in private schools in the city of Três Lagoas-MS. Methodologically, our approach centers on qualitative research using documents and data collection/production through a questionnaire applied to teachers as an ethnographic instrument. The debate is based on theoretical references from Education, Sociology of Childhood and Pedagogy of Childhood, among others. Our main hypothesis is that the adult-child relationship, mediated by extracurricular activities, can foster the invisibility of children as historical subjects of rights and duties. This procedure can also project onto them a prototype of an adult (beyond conceiving them as miniature adults) that hinders the potential of their autonomy. By conceiving children as a prototype of an adult, it projects onto them the continuity of a world already conceived by adults. Therefore, once extracurricular activities are centered on an adult-centric perspective, they become excessive and can hinder development, maturation, and the formation of affective bonds, when they do not demotivate the impulse to apprehend reality subjectively. However, these activities are what make private schools attractive to the adults responsible for the children. In the permanent deception of the pursuit of happiness, some children surrender to the candor of the barking of the goddess Scylla2 when taken as part of the configuration of neoliberal capitalism. |
Palavras-chave: | Relação adulto e criança Educação Infantil. Atividades extracurriculares Escola Privada. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10097 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
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