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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/528| Tipo: | Tese |
| Título: | Prática de estudo de ciências: formação inicial docente na unidade pedagógica sobre a digestão humana |
| Autor(es): | Machado, Vera de Mattos |
| Primeiro orientador: | Pais, Luiz Carlos |
| Resumo: | A presente investigação teve como objetivo analisar como futuros professores de Ciências, dos anos finais do ensino fundamental, praticam atividades didáticas acerca dos conteúdos referentes à Digestão Humana? A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 4º ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Mundo Novo. Por meio de Sessões de Estudo, fora do horário de aula do curso, foram realizadas as coletas das produções didáticas dos alunos. Nesse contexto, foi adotada como metodologia a abordagem qualitativa, na perspectiva de Marli André, Menga Lüdke e Joel Martins, com o suporte do método fenomenológico, a partir de premissas contidas nos estudos de Maurice Merleau-Ponty, Antonio Muniz Rezende e Maria Aparecida Viggiani Bicudo. A análise das atividades didáticas, praticadas pelos sujeitos da pesquisa, ocorreu conforme pressupostos da Teoria Antropológica do Didático, apresentada nos estudos de Yves Chevallard, Marianna Bosch e Josep Gascón e Berta Barquero; nas discussões atuais em Didática das Ciências, de acordo com os estudos de Jean Pierre Astolfi, Michel Develay, António Cachapuz, Daniel Gil-Pérez, Áttico Chassot, Demetrio Delizoicov e, nas discussões sobre formação docente, conforme estudos de Maurice Tardif, Antonio Nóvoa, Pérez Gómez, Kenneth Zeichner, David Schön. Durante as Sessões de Estudo, os sujeitos da pesquisa resolveram atividades, a partir do conteúdo Digestão Humana, retiradas de um livro didático de Ciências, onde desenvolveram organizações praxeológicas, por meio de organizações biológicas e organizações didáticas consideradas ideais: Construtivistas, Empiristas e Clássicas, por eles validadas e institucionalizadas. Identificamos nessas organizações praxeológicas, características de organizações Pontuais, conforme teoria antropológica. De acordo com os pressupostos teóricos estudados, identificou-se como imprescindível a mudança nos paradigmas de formação docente, na área de conhecimentos focada nesta investigação. Não basta somente elaborar praxeologias consideradas corretas, é preciso ir além. É necessário que a formação docente propicie o desenvolvimento de organizações didáticas novas, que permitam o aprofundamento dos temas de estudo, e proporcione autonomia aos futuros docentes para manipular modelos explicativos a partir do desenvolvimento de novas técnicas. |
| Abstract: | The present investigation aimed to examine how prospective science teachers, the final years of school, practice teaching activities about the content related to human digestion? The research was conducted with students from 4th year of the Bachelor's Degree in Biological Sciences, State University of Mato Grosso do Sul, University of New World Drive. Through study sessions outside class time of course, there were collections of students' educational productions. In this context, the methodology was adopted as a qualitative approach, in view of Marli Andre Menga Lüdke and Joel Martinez, with the support of the phenomenological method, based on assumptions contained in the studies of Maurice Merleau-Ponty, Rezende and Antonio Muniz Maria Aparecida Viggiani Bicudo. The analysis of teaching activities, practiced by the research subjects, occurred as assumptions Theory of Anthropological Didactic, in studies presented by Yves Chevallard, Marianna Bosch and Josep Gascón and Berta Barquero, in current discussions on teaching of science, according to studies Jean Pierre Astolfi, Michel Develay Antonio Cachapuz, Daniel Gil-Pérez, Attica Chassot, Demetrio Delizoicov and in discussions of teacher training, according to studies by Maurice Tardif, Nóvoa Antonio Pérez Gómez, Kenneth Zeichner, David Schön. During the study sessions, the subjects solved activities, from the contents of human digestion, taken from a textbook of Sciences, where organizations developed praxeological through biological organizations and educational organizations considered ideal: Constructivists, and Classical empiricists, they validated and institutionalized. We identified these organizations praxeological, characteristics of organizations Punctual as anthropological theory. According to the theoretical study, we identified as essential to change the paradigms of teacher education in the area of research focused on this knowledge. Not enough to draw praxeology deemed correct, we must go further. It is necessary that teacher training would assist the development of new educational organizations that allow the deepening of the themes of study, and provide autonomy to the future teachers to manipulate explanatory models from the development of new techniques. |
| Palavras-chave: | Atividade Escolar Didática Ensino Formação Continuada do Professor Ensino e Atividades Correlatas |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/528 |
| Data do documento: | 2011 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
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